Time comandado pelo técnico Guilherme Giovannoni supera do Cruzeiro Basquete e garante o quarto lugar
O EC Pinheiros “B” (SP) derrotou o Cruzeiro Basquete (MG), nesta sexta-feira (02 de maio), por 89 a 83 (36 a 39 no primeiro tempo), no fechamento da fase inicial da Liga Ouro 2025, atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). E o resultado foi extremamente importante para o time da capital paulista, que superou a Liga Sorocabana de Basquete na luta pela quarta colocação e terá vantagem de jogar duas vezes em casa nas quartas-de-final.

E, justamente precisando vencer para ter uma melhor classificação, a equipe da casa iniciou ligeiramente na frente o quarto inicial, mas o representante mineiro reagiu no segundo e fechou o primeiro tempo no comando do marcador. E, depois da igualdade no terceiro quarto, o EC Pinheiros “B” cresceu de produção e comandou as ações nos dez minutos finais, aplicando a virada e desgarrando para garantir o almejado resultado positivo – 18 a 17 (primeiro quarto), 18 a 22 (segundo quarto), 22 a 22 (terceiro quarto) e 31 a 22 (quarto final).
Os maiores pontuadores do EC Pinheiros “B” foram Vitor Meili (26 pontos, 07 rebotes e 04 assistências) e Afonso Pacheco (21 pontos e 07 rebotes). Em favor do Cruzeiro Basquete: o norte-americano Dominique Coleman (25 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Cassiano Bueno (12 pontos, 05 rebotes e 05 assistências).
A classificação final da primeira fase ficou assim: 1º) Cruzeiro Basquete (08 vitórias e 02 derrotas), 2º) Basket Osasco (08 vitórias e 02 derrotas), 3º) Minas Tênis Clube “B” (05 vitórias e 05 derrotas), 4º) EC Pinheiros “B” (04 vitórias e 06 derrotas), 5º) Liga Sorocabana de Basquete (04 vitórias e 06 derrotas) e 6º) EC Vitória (01 vitória e 09 derrotas).

De acordo com o regulamento, Cruzeiro Basquete e Basket Osasco se qualificaram diretamente ao playoff – semifinal. Já o Minas Tênis Clube “B”, EC Pinheiros “B”, Liga Sorocabana de Basquete e EC Vitória jogam antes a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final, que terá esses confrontos:
– Minas Tênis Clube “B” x EC Vitória
– EC Pinheiros “B” x Liga Sorocabana de Basquete
De acordo com o regulamento, os dois vencedores das quartas-de-final também se qualificam para o playoff – semifinal. A tabela da nova etapa será divulgada em breve pelo departamento técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB).
A Liga Ouro 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).