Estão chegando o ala/pivô Yan Djalo e o armador Matheus Eugeniusz

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Para que o primeiro objetivo da temporada seja alcançado, o EC Pinheiros segue reforçando seu time sub-22, a fim de lutar pelo terceiro título seguido, o quinto no geral, da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). O ala/pivô Yan Djalo, ex-Osasco, e o armador Matheus Eugeniusz, ex-Fortaleza/Basquete Cearense, estão contratados para a LDB e o NBB 2022/23.

Djalo, de 2m00 e 84kg, jogou futebol até os 15 anos. Migrou para o basquete devido à estatura e se destacou em 2021 disputando a LDB pelo SC Corinthians Paulista. Neste ano foi emprestado para defender o Basket Osasco no Campeonato Brasileiro. Djalo nasceu em São Paulo em 2001, logo após seus pais chegarem de Guiné Bissau, África.

“Vim com a cabeça de ser campeão da LDB e ajudar o Pinheiros a chegar aos playoffs do NBB. Eu já conhecia a maioria dos atletas por serem meus adversários na maioria das competições e fui muito bem recebido por todos eles. Pela estrutura que possui, o Pinheiros é um clube diferenciado”, destaca Djalo.

 

Djalo e Matheus / Foto: Divulgação/ECP

 

Apesar de jovem, Eugeniusz, de 1m92 e 86kg, natural de Taubaté (SP), já adquiriu rodagem nas quadras. Começou a jogar em Taubaté e em 2018 teve sua primeira passagem pelo EC Pinheiros, conquistando o título da LDB. Em seguida foi jogar o Novo Basquete Brasil (NBB) pelo São José e depois da pandemia atuou pelo Caxias do Sul Basquete. Em 2021, além de jogar a LDB pelo São Paulo FC, foi campeão paulista pelo Tricolor. No NBB 2022/23 defendeu o Fortaleza/Basquete Cearense.

“Em 2018 cheguei com Maicon Douglas e Jonas Buffat, que permanecem no Pinheiros. Por estar em um clube formador, além da responsabilidade de competir na LDB e no NBB, trago o objetivo de evoluir também pessoalmente. Quero contribuir para levar o Pinheiros a resultados ainda mais expressivos em relação à temporada anterior” deseja Eugeniusz.

O armador compara o retorno ao EC Pinheiros com sua primeira passagem pelo clube. “Eu era muito jovem em 2018 e ainda não tinha muita noção do que vivenciava. Hoje, diante da estrutura à disposição dos atletas, tenho mais consciência das oportunidades que o clube oferece para o nosso aprimoramento. Sou muito grato pelo retorno e estou motivado para defender essa camisa”, enfatiza Eugeniusz.

Antes de Djalo e Eugeniusz, o EC Pinheiros renovou contrato com os alas Jona Buffat, Maicon e Rafael Munford, assim como com os pivôs Dikembe Silva e Lucas Cauê, todos com passagem pela base do clube. Em seguida confirmou a permanência do experiente ala-pivô Jefferson, de 39 anos e 2m06 para defender as cores azul e preta pela segunda temporada seguida.

O Pinheiros conquistou a LDB em 2015/2018/2019/2021. É o maior vencedor da competição, seguido pelo Flamengo, com dois títulos. A LDB começará em julho e reunirá 23 equipes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O Paulista iniciará em agosto. A mesma equipe pinheirense sub-22 disputará simultaneamente ambos os torneios. Pela primeira vez, neste ano o Pinheiros será a sede da fase final da LDB.