AZ Araraquara, Flamengo/Blumenau e Liga Sorocabana de Basquete seguem vivos e avançam no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A sexta e penúltima rodada do returno da fase inicial da Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi realizada nesta segunda-feira (21 de março), com três jogos disputados na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC). A AZ Araraquara, Flamengo/Blumenau e Liga Sorocabana de Basquete vencem e seguem vivos na competição.

A AZ Araraquara bateu a ADRM/Maringá, por 79 a 61 (35 a 32 no primeiro tempo). O primeiro tempo foi equilibrado, com cada uma das equipes comandando um período e o representante paulista ficando ligeiramente na frente. A volta do intervalo foi determinante para o resultado final, uma vez que o representante de Araraquara foi muito bem e conseguiu uma larga vantagem para desgarrar no placar e ficar tranquilo nos dez minutos finais, quando a agremiação paranaense ficou ligeiramente na frente – 17 a 12 (primeiro quarto), 18 a 20 (segundo quarto), 32 a 14 (terceiro quarto) e 12 a 15 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Jackson da Silva (24 pontos) e Maciel “Pajé” Santos (18 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time de Araraquara; Carlos Junior (15 pontos e 07 rebotes) e Luan Leite (11 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe de Maringá.

“Vitória importante para sequência do campeonato, todo mundo entrou e contribuiu, superando os nossos desfalques. Agora, é descansar e focar para o jogo seguinte, que será contra o time anfitrião”, relatou o armador/ala Nestor Neto, da AZ Araraquara.

No “Clássico Catarinense”, o Flamengo/Blumenau superou o Brusque/FME/Aradefe, por 71 a 60 (36 a 33 no primeiro tempo). Despois do primeiro quatro pertencente ao time de Brusque, a equipe de Blumenau cresceu de produção, passou a comandar o marcador para vencer mais uma e seguir bem no campeonato – 20 a 24 (primeiro quarto), 16 a 09 (segundo quarto), 18 a 17 (terceiro quarto) e 17 a 10 (quarto final).

Os destaques foram Lucas Lima (22 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), Leo Bispo (13 pontos e 05 rebotes) e Zé Carlos dos Santos (13 pontos e 05 rebotes), pelo time de Blumenau; Lucas Brito (19 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Erick Camilo (14 pontos e 10 rebotes – double-double), em favor da equipe de Brusque.

“Foi um jogo muito bom, digno de um clássico regional, com os dois times buscando o resultado positivo. A nossa equipe confirmou o seu bom momento ao vencer mais uma e atestou o crescimento do grupo, visto que todos os atletas deram a sua parcela de contribuição para que chegássemos ao resultado positivo. Trabalhamos bastante para chegar a esse estágio e vamos seguir jogando e treinando forte, pois as dificuldades serão ainda maiores na sequência da competição”, analisou o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.

Por fim, a Liga Sorocabana de Basquete deu sequência ao bom momento e ficou com a vaga na próxima fase ao derrotar Coritiba Monters/Grupo Barigui, por 69 a 49 (31 a 24 no primeiro tempo). Depois de um primeiro tempo de igualdade, a equipe paulista cresceu de produção e passou a comandar o marcador, fazendo a diferença crescer a cada período para chegar a uma vitória tranquila e importante – 16 a 16 (primeiro quarto), 15 a 08 (segundo quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 16 a 11 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Byron Hawkins II (15 pontos e 03 rebotes) e Gui Santos (13 pontos e 04 rebotes), pela equipe sorocabana; Rafael da Silva (13 pontos) e Tarek Santana (13 pontos, 12 rebotes e 02 bloqueios – double-double), em favor do time curitibano.

“Vitória importante para a sequência do campeonato, o time está encaixado, viemos de três vitórias muito boas, conseguimos impor nosso ritmo defensivo e isso vem nos favorecendo cada vez mais. Agora é descansar e pensar no próximo jogo para mantermos essa sequência”, comentou o ala/armador Gui Santos, da Liga Sorocabana de Basquete.

A classificação de momento da Conferência Jatyr Schall está desta maneira:

1º) AZ Araraquara – 21 pontos (10 vitórias e 01 derrota)
2º) Flamengo/Blumenau – 20 pontos (09 vitórias e 02 derrotas)
3º) Liga Sorocabana de Basquete – 17 pontos (06 vitórias e 05 derrotas)
4º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí – 17 pontos (06 vitórias e 05 derrotas)
5º) Brusque/FME/Aradefe – 16 pontos (05 vitórias e 06 derrotas)
6º) Coritiba Monters/Grupo Barigui – 13 pontos (01 vitória e 11 derrotas)
7º) ADRM/Maringá – 13 pontos (02 vitórias e 09 derrotas)

A AZ Araraquara, Flamengo/Blumenau e a Liga Sorocabana de Basquete já estão garantidos na sequência da competição. A última vaga em disputa, que está entre o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e o Brusque/FME/Aradefe, será definida na rodada final da primeira fase: o representante paulista se qualifica se vencer ou se o time catarinense não ganhar o seu jogo. Para ficar com a vaga, o representante de Brusque precisa vencer e torcer pela derrota da agremiação paulista.

A sétima e última rodada do returno será disputada nesta terça-feira (22 de março), no mesmo local, com esses jogos: Liga Sorocabana x ADRM/Maringá (15h), Flamengo/Blumenau x Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (17h15) e AZ Araraquara x Brusque/FME/Aradefe (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).