Liga Sorocabana de Basquete, Cruzeiro Basquete e AZ Araraquara vencem e se garantem no Final Four

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

Estão definidos os três primeiros finalistas do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023: Liga Sorocabana de Basquete, Cruzeiro Basquete e AZ Araraquara. Neste domingo (28 de maio) foi aberta a terceira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final e as citadas equipes fecharam a disputa em 2 a 1.

Foto: Divulgação/CBB

A Liga Sorocabana de Basquete-SP derrotou o Brusque/Aradefe-SC, por 61 a 56 (28 a 26 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena Multiuso, em Brusque (SC). No primeiro tempo, cada equipe comandou um período, ou seja, o time visitante foi melhor no quarto inicial, enquanto a mandante reagiu no segundo. No segundo tempo, o panorama seguiu o mesmo e a Liga Sorocabana foi mais incisiva quando esteve na frente para seguir no comando do placar e vencer – 12 a 08 (primeiro quarto), 16 a 18 (segundo quarto), 18 a 13 (terceiro quarto) e 15 a 17 (quarto final).

Os maiores pontuadores do time paulista foram Leonardo “Lelê” Jacon (13 pontos, 06 rebotes, 05 bolas recuperadas e 02 bloqueios) e Adler Ribeiro (11 pontos). Já pela equipe catarinense, o destaque foi Luiz Otavio “Chupeta” Vieira (14 pontos e 09 rebotes) e Lucas Brito (13 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas).

“Estamos felizes demais por ter conseguido essa conquista dentro da casa do adversário. Acredito que a Liga Sorocabana de Basquete trabalhou duro para esse fato ser concretizado. Vitória do grupo”, comentou o técnico Beto Jayme.

O Cruzeiro Basquete-MG derrotou o Basket Osasco-SP, por 78 a 72 (63 a 63 no tempo normal e 35 a 37 no primeiro tempo), na prorrogação, em confronto realizado no ginásio Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, na cidade de Itatiaiuçu (MG). E, foi um grande jogo, com uma disputa ferrenha pelo resultado positivo. No primeiro tempo, a equipe paulista foi melhor no quarto inicial, enquanto a visitante reagiu no segundo. Nos dois finais, o desenho foi o mesmo e tudo terminou igual. No prolongamento, a equipe mineira conseguiu um melhor rendimento e desgarrou para vencer e se garantir na etapa decisiva – 15 a 23 (primeiro quarto), 20 a 14 (segundo quarto), 19 a 14 (terceiro quarto), 09 a 12 (quarto final) e 15 a 09 (tempo extra).

Foto: Divulgação/CBB

Os atletas mais efetivos foram Pedro Teruel (22 pontos e 04 assistências) e Alexandre Ludwig (16 pontos, 07 rebotes e 02 bloqueios), pelo Cruzeiro Basquete; Gabriel Camargo (18 pontos) e Paulinho Boracini (13 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), em favor do Basket Osasco.

E, também com muita emoção, a AZ Araraquara-SP bateu o Praia Clube/Gabarito-MG, por 80 a 79 (40 a 40 no primeiro tempo), mesmo atuando o G-3 do Praia Clube, em Uberlândia (MG). O jogo foi de alternâncias, com os dois times se dividindo no comando do placar ao longo dos quartos. Mas, o time paulista conseguiu a vantagem mínima para vencer e se classificar ao Final Four – 23 a 16 (primeiro quarto), 17 a 24 (segundo quarto), 18 a 24 (terceiro quarto) e 21 a 16 (quarto final).

Os destaques foram Matheus Weber (20 pontos) e Raffael Mencarini (19 pontos), pelo Praia Clube/Gabarito; Gui Santos (15 pontos, 06 rebotes e 07 assistências), Gustavo Scaglia (14 pontos e 03 rebotes) e Marciel “Pajé” Santos (14 pontos, 09 rebotes e 05 assistências), em favor da AZ Araraquara.

Foto: Divulgação/CBB

“Foi uma série difícil, o Praia Clube possui uma equipe muito bem treinada e com grandes jogadores. Tivemos altos e baixos durante toda a série, mas soubemos aproveitar as vantagens que o jogo nos proporcionou e conseguimos impor uma boa defesa, além de um ataque com qualidade. Foi uma vitória coletiva. Agora, é descansar, acertar alguns erros e focar o Final Four”, comentou o ala/armador Gui Santos, da AZ Araraquara.

O último finalista sairá do duelo entre Blumenau Basquete-SC e Basquete Santos-SP. O segundo confronto da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final acontece nesta segunda-feira (29 de maio), às 19h (de Brasília), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC).

Uma nova vitória garante o Basquete Santos no Final Four. O terceiro jogo, se necessário, está agendado para terça-feira (30 de maio), às 19h30 (de Brasília), no mesmo local.