A Federação Internacional de Basketball (FPB) definiu, nesta terça-feira (02 de fevereiro), os grupos da fase inicial do basquete nos Jogos Olímpicos de Tóquio – 2021. Em sorteio online ficaram definidos os três grupos da primeira fase do torneio no Japão. No masculino, quatro vagas ainda estão em jogo nos Pré-olímpicos e o Brasil vai em busca de uma delas em junho, na cidade de Split, na Croácia.

Caso conquiste a classificação, o Brasil estará no Grupo B, ao lado da Nigéria, Austrália e o vencedor do Pré-olímpico de Belgrado, na Sérvia. Os próprios sérvios, inclusive, são os favoritos por esse posto, com a Itália correndo por fora. O Grupo A terá o Irã, Estados Unidos, França e o vencedor do Pré-olímpico de Victoria, que tem o Canadá como favorito. Já o Grupo C conta com Espanha, Argentina, o anfitrião Japão e o vencedor do Pré-olímpico de Kaunas, onde Lituânia e Eslovênia são favoritas.

 

Imagem: FIBA
Imagem: FIBA

 

Pelo novo formato de disputa olímpico, as duas melhores equipes de cada grupo mais os dois melhores terceiros, avançam para a fase eliminatória. O torneio olímpico começa em 24 de julho (sábado) e termina no dia 07 de agosto (sábado).

No naipe feminino, o sorteio foi “completo”, pois todas as seleções já estão classificadas – o Brasil não conquistou vaga no Pré-olímpico Mundial. Os grupos são esses: Coréia do Sul, Sérvia, Canadá e Espanha (A); Nigéria, Japão, França e Estados Unidos (B); e Austrália, Porto Rico, China e Bélgica (C). A competição começa em 26 de julho (segunda-feira) e termina no dia 08 de agosto (domingo).

Imagem: FIBA
Imagem: FIBA