Basquete Pinda (SP) e Foz Basquete (PR) decidem o título

Estão definidos os finalistas do Campeonato Brasileiro Adulto Feminino 2022. Nesta terça-feira (06 de dezembro) foram disputadas as semifinais, no ginásio Municipal de Esportes Ney Braga, em São José dos Pinhais (PR), com dois jogos. E, o Basquete Pinda e o Foz Basquete garantiram vaga na decisão.

Foto: Maurício Almeida/Brand/CBB

O Basquete Pinda (SP) bateu o anfitrião São José dos Pinhais/Guaxo, em jogo eletrizante, por 53 a 52 (30 a 18 no primeiro tempo). O representante paulista ficou na frente nos dois quartos iniciais e abriu vantagem. Isso foi muito importante, visto que a equipe paranaense cresceu de produção nos dois períodos finais e por pouco não conseguiu assumir o comando do placar – 18 a 10 (primeiro quarto), 12 a 08 (segundo quarto), 09 a 10 (terceiro quarto) e 14 a 24 (quarto final).

As maiores pontuadoras foram Isabella Cristina (13 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Luana Kelly (12 pontos e 06 rebotes), pelo Basquete Pinda; Giulia Kuck (16 pontos e 03 assistências) e Leticia Senff (14 pontos e 06 rebotes), em favor do São José dos Pinhais/Guaxo.

“É a coroação do trabalho de alguns anos da cidade e só de chegarmos à final as meninas já são super vitoriosas. O duelo contra o Foz será muito difícil, pois é um time muito bem treinado e que tem um elenco muito forte. Mas, é uma final e vai levar vantagem quem fizer o melhor trabalho nesse momento. Temos que seguir fazendo o que nos trouxe até aqui, ou seja, defender muito bem e jogar com velocidade”, relatou o técnico Luis Bondioli, do Basquete Pinda.

No outro duelo semifinal, o Foz Basquete (PR) derrotou o Bradesco Esportes e Educação (SP), por 66 a 55 (31 a 31 no primeiro tempo). O primeiro tempo foi equilibrado, pois cada uma das equipes comandou um período. O crescimento do representante paranaense aconteceu nos dois quartos finais, que ficou na frente e desgarrou para vencer – 17 a 20 (primeiro quarto), 14 a 11 (segundo quarto), 14 a 08

Foto: Maurício Almeida/Brand/CBB

(terceiro quarto) e 21 a 16 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Brenda Bleidão (17 pontos e 06 rebotes), Nathalia Lima (17 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Monia Caroline (17 pontos, 06 rebites e 03 bolas recuperadas), todas pelo Foz Basquete; Arianny Francisco (15 pontos e 09 rebotes) e Leticia Dos Santos (13 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor do Bradesco Esportes e Educação.

“Estamos muito felizes, já que estamos trabalhando com essa equipe desde o começo do ano, visando fazer a final nessa competição. O Basquete Pinda é uma equipe muito boa e vamos entrar com tudo nessa final. Agora, é comemorar um pouco, descansar e fazer a preparação para a decisão, que vai ser muito difícil”, completou o técnico Claudio Lisboa, do Foz Basquete.

Final Four

06 de dezembro (terça-feira)
Foz Basquete (PR) 66 x 55 Bradesco Esportes e Educação (SP)
Basquete Pinda (SP) 53 x 52 São José dos Pinhais/Guaxo (PR)

07 de dezembro (quarta-feira)
17h: Bradesco Esportes e Educação x São José dos Pinhais/Guaxo
19h: Foz Basquete x Basquete Pinda
(*) No horário de Brasília (DF)

O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O patrocínio master é do galera.bet, além da Volvo Gotemburgo, com fornecimento Nike, Spalding e apoio da jr.nba.