São José Basketball/Atleta Cidadão e Bradesco Esportes e Educação vão lutar pelo título

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Estão definidos os finalistas da Copa São Paulo Adulta Feminina 2023. O São José Basketball/Atleta Cidadão e o Bradesco Esportes e Educação venceram os jogos válidos pela terceira e decisiva rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal, disputada neste domingo (18 de junho), e se garantiram na decisão, fechando a disputa em dois a um.

O São José Basketball/Atleta Cidadão derrotou o Ourinhos Basquete/Semel/AOBE, por 62 a 61 (30 a 31 no primeiro tempo), em jogo eletrizante, que foi definido nos segundos finais, no ginásio da ADC INPE, em São José dos Campos (SP). E foi uma grande partida, com os dois times lutando pelo resultado positivo e, por conta disso, promovendo muitas alternâncias no comando do placar. O fator determinante foi a vantagem um pouco maior conquistada pelo time joseense no quarto final, que permitiu que ficasse no comando do placar, graças à cesta decisiva de Lucia Molina nos segundos derradeiros – 16 a 15 (primeiro quarto), 14 a 16 (segundo quarto), 11 a 12 (terceiro quarto) e 21 a 18 (quarto final).

Foto: Divulgação

As atletas mais efetivas foram Ana Luiza Silva (18 pontos e 07 rebotes) e Julia Letty (17 pontos, 03 rebotes, 07 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo São José Basketball/Atleta Cidadão; Jennifer Andrade (13 pontos e 06 rebotes), Keylla Araújo (09 pontos e 04 assistências) e Gabriela Santos (09 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), em favor do Ourinhos Basquete/Semel/AOBE.

“Emocionante do início ao fim, o Ourinhos Basquete valorizou demais a nossa classificação a grande final, souberam explorar bem o garrafão, isso nos trouxe uma desvantagem muito grande. Difícil falar sobre merecimento na classificação num jogo deste. Conquistamos o nosso objetivo que era a vaga na final e estamos prontos para este desafio. Maturidade em buscar o placar, lidar com a pressão num jogo tão difícil, nossas meninas estão de parabéns por esta classificação. Deixo os parabéns a técnica Lisdeivi, que vem fazendo um ótimo trabalho frente a sua equipe. Vamos juntos e focados nas finais da Copa São Paulo”, comentou o técnico Leandro Leal do São José Basketball/Atleta Cidadão.

“A partida foi digna de uma final e os dois times estão de parabéns, sendo decidida nos detalhes e acabamos perdendo de um ponto. Vamos agora para o nosso próximo objetivo, que é a disputa dos Jogos Regionais. Estou muito contente com o desempenho das jogadoras, que fizeram o seu melhor, mas infelizmente não deu. Desejo sorte ao São José, que vem fazendo uma campanha impecável na Copa São Paulo”, analisou a técnica cubana Lisdeivi Pompa, do Ourinhos Basquete/Semel/AOBE.

O Bradesco Esportes e Educação superou a Pró-Esporte/Sorocaba, por 54 a 43 (35 a 22 no primeiro tempo), atuando no CD Esportivo da ADC Bradesco, em Osasco (SP). Um bom rendimento nos dois lados da quadra ao longo do segundo quarto foi o fator principal do time da casa para alcançar o resultado positivo, visto que nos demais períodos houve equilíbrio e alternâncias – 12 a 10 (primeiro quarto), 23 a 12 (segundo quarto), 06 a 08 (terceiro quarto) e 13 a 13 (quarto final).

As principais pontuadoras foram Ana Beatriz Silva (19 pontos e 05 rebotes) e Ana Luiza Pires (09 pontos, 10 rebotes e 03 bolas recuperadas), pelo Bradesco Esportes e Educação; Myreya Neves (15 pontos e 09 rebotes) e Aruzha Michaski (09 pontos), em favor da Pró-Esporte/Sorocaba.

Foto: Divulgação

“Classificar para uma final é sempre bom. Numa competição tão disputada e adulta melhor ainda. A base da nossa equipe é sub 18 e hoje soubemos fechar o jogo. Fizemos uma boa defesa, diminuindo a pontuação das principais jogadoras da Pró-Esporte/Sorocaba. No ataque tivemos boas leituras e assim conseguimos vencer. Nossa equipe evoluiu e amadureceu bastante nessa competição. Nossas meninas estão de parabéns pela dedicação nos treinamentos”, destacou o técnico Cristiano Cedra, do Bradesco Esportes e Educação.

“O Bradesco Esportes e Educação realizou um ótimo primeiro tempo e conseguiu fazer a manutenção do resultado nos quartos seguintes. Nossa equipe ainda tentou uma reação, mas ela não veio. Parabéns ao time e ao trabalho do Cristiano Cedra, que mereceram a classificação. Quanto à campanha, chegamos com chances de classificação para a final no último jogo do playoff, graças ao grande comprometimento das nossas atletas mais jovens, que lideradas pela Sandra Costa e pela Aruzha (retornou após muitos meses parada) entenderam a nossa proposta é deixaram tudo em quadra”, completou o técnico Marcinho, da Pró-Esporte/Sorocaba

Semifinal

10 de junho (sábado)
Ourinhos Basquete/Semel/AOBE 43 x 49 São José Basketball/Atleta Cidadão

14 de junho (quarta-feira)
Bradesco Esportes e Educação 58 x 51 Pró-Esporte/Sorocaba
São José Basketball/Atleta Cidadão 45 x 54 Ourinhos Basquete/Semel/AOBE

17 de junho (sábado)
Pró-Esporte/Sorocaba 56 x 54 Bradesco Esportes e Educação

18 de maio (domingo)
São José Basketball/Atleta Cidadão 62 x 61 Ourinhos Basquete/Semel/AOBE
Bradesco Esportes e Educação 54 x 43 Pró-Esporte/Sorocaba

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) deve divulgar nos próximos dias a tabela completa da série melhor-de-três do playoff – final da Copa São Paulo Adulta Feminina 2023.