As 12 nações que estarão da disputa do basquete feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio – 2020 foram confirmadas após a conclusão dos quatro Torneios Pré-olímpicos, neste domingo (09 de fevereiro), com destaques para Bélgica e Porto Rico, que estrearão na competição.

As últimas seis vagas foram garantidas pela Austrália, Bélgica, Coréia, Porto Rico, Sérvia e Espanha, na última rodada, enquanto Canadá, China, França e Nigéria já haviam garantido suas presenças na rodada de sábado (08 de fevereiro).

Os campeões da Copa do Mundo, Estados Unidos, e os anfitriões, Japão, já tinham vagas garantidas. A lista completa é esta: Austrália, Bélgica, Canadá, China, França, Japão, Coréia, Nigéria, Porto Rico, Sérvia, Espanha e Estados Unidos.

Disputas
Depois de vencer os três jogos, o Canadá saiu invicto do torneio da cidade belga Ostende; a anfitriã Bélgica veio em seguida, ao lado do Japão. Já a França utilizou a vantagem de jogar em Bourges e findou com uma campanha de 3 a 0, classificando ao lado da Austrália e de Porto Rico. Enquanto isso, nos dois torneios realizados em Belgrado, na Sérvia, China, Coréia, Nigéria, Espanha e Sérvia garantiram a classificação, juntando-se aos Estados Unidos.

As jogadoras Emma Meesseman (Bélgica), Sandrine Gruda (França), Nneka Ogwumike (Estados Unidos) e Meng Li (China) receberam os prêmios ‘TISSOT MVP’ de seus respectivos torneios, após exibições individuais impressionantes.

A competição feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio – 2020 será realizada de 27 de julho a 09 de agosto. Já o sorteio para a formatação dos grupos ocorrerá em 21 de março (sábado).

Nigéria comprovou seu ótimo momento e garantiu vaga em Tóquio / Foto: FIBA
Nigéria comprovou seu ótimo momento e garantiu vaga em Tóquio / Foto: FIBA