Equipe nacional disputa a FIBA U16 AmeriCup 2023, de 05 e 11 de junho

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina está confirmada para a disputa da FIBA U16 AmeriCup 2023, entre os dias 05 e 11 de junho, em Yucatán, no México. Neste sábado (03 de junho), o time viajou para o local da competição e o técnico Bruno Porto confirmou os 12 atletas que ficaram no grupo para buscar a melhor campanha possível e a classificação para a FIBA U17 World Cup 2024.

“Nosso principal objetivo é colocar o Brasil no Mundial sub-17 do próximo ano. O Brasil nunca jogou um Mundial sub-17, mas a gente sabe que é um torneio difícil, definido por detalhes que não permite muitos erros. Acredito nos atletas convocados, na comissão técnica, no COB e na CBB que não mediram esforços para termos a melhor preparação possível”, disse o técnico Bruno Porto.

Foto: Divulgação/CBB

A FIBA U16 AmeriCup 2023 distribui quatro vagas para o FIBA U17 World Cup 2024. Na fase inicial da competição continental, o Brasil está no Grupo B ao lado do Uruguai, República Dominicana e do Canadá. O Grupo A conta com México, Porto Rico, Argentina e Estados Unidos.

A FIBA U16 AmeriCup 2023 será jogada da seguinte maneira: as nações jogam três partidas dentro dos respectivos grupos, ou seja, entre si e em turno único, para definir as classificações finais de cada chave na primeira fase. Após isso, ocorre a etapa de quartas-de-final com estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B.

Os quatro que vencerem se garantem nas semifinais. Depois, os vencedores das semifinais jogam a grande final.

Seleção Brasileira

Armadores: Pedro Rodrigues (Torrejón-ESP), Matheus Monteiro (SC Corinthians Paulista-SP) e Junior Kemm (Stella Azzurra-ITA)

Alas/Armadores: Francesco Borio (North Broward-EUA) e Patrick Otey (Expressions Elite-EUA)

Alas: Lucas Cassini (CR Flamengo-RJ), Pedro Pastre (Clube Campineiro de Regatas e Natação-SP), Mathias Alessanco (Betis-ESP) e Isaiah Santos (Seven Lakes-EUA)

Ala/pivô: Lucas Emanuel (CA Paulistano-SP)

Pivôs: Danilo Fortunato (Sesi Franca Basquete-SP) e Fabrício César (CA Paulistano-SP)

Comissão Técnica: Diego Jeleilate (diretor de Basquete), Guilherme Lotufo (líder operacional), Bruno Porto Prado (técnico), Fabrício Freire e André Germano (auxiliares), Felipe Tinoco (preparador físico), Igor de Azevedo Rodrigues (fisioterapeuta) e Pedro Victor Rodrigues (médico)

Jogos do Brasil

Segunda-feira (05 de junho): Brasil x Uruguai (18h)
Terça-feira (06 de junho): Brasil x República Dominicana (15h30)
Quarta-feira (07 de junho): Brasil x Canadá (15h30)
Sexta-feira (09 de junho): quartas-de-final
Sábado (10 de junho): semifinais
Domingo (11 de junho): final e bronze