Decisão será entre o representante mineiro e o Basket Osasco
O Cruzeiro Basquete (MG) conquistou a segunda vaga na final da Liga Ouro 2025 ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete (SP), nesta quarta-feira (21 de maio), por 73 a 64 (31 a 39 no primeiro tempo), em jogo válido pela terceira rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal, atuando no ginásio Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, na cidade de Itatiauçu (MG). Com este resultado, o representante mineiro fechou a disputa com duas vitórias e uma derrota.
E, foram dois tempos distintos, ou seja, a Liga Sorocabana de Basquete começou melhor, liderou os períodos iniciais e fechou o primeiro tempo na frente. Já o segundo tempo foi totalmente comandado pelo Cruzeiro Basquete, que ficou na frente nos dois quartos finais, com destaque para a boa performance no terceiro, e aplicou a virada para garantir a vitória da classificação – 16 a 19 (primeiro quarto), 15 a 20 (segundo quarto), 20 a 08 (terceiro quarto) e 22 a 17 (quarto final).

Os principais anotadores do Cruzeiro Basquete foram Lucas Lima (21 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e o norte-americano Dominique Coleman (14 pontos, 08 rebotes e 03 assistências). Em favor da Liga Sorocabana de Basquete: Douglas Nunes (21 pontos, 08 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Danilo Penteado (13 pontos, 05 rebotes e 03 assistências).
A série decisiva da divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) vai reunir Cruzeiro Basquete (MG) e Basket Osasco (SP).
A Liga Ouro 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).