Sesi Franca Basquete também obtém êxito como visitante
O CR Flamengo (RJ) derrotou o SC Corinthians Paulista (SP), neste sábado (10 de maio), por 94 a 88 (43 a 50 no primeiro tempo), em jogo válido pela rodada inicial da série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).

O primeiro tempo do ‘Clássico dos Milhões’ teve o Mengão começando melhor e ficando na frente no período inicial, mas o Timão reagiu prontamente no segundo e assumiu a dianteira no placar. Já o segundo tempo foi comandado pelo CR Flamengo, que liderou os dois quartos finais e recuperou a liderança do placar para garantir a vitória mesmo jogando fora de casa – 25 a 21 (primeiro quarto), 18 a 29 (segundo quarto), 28 a 17 (terceiro quarto) e 23 a 21 (quarto final).
Os máximos anotadores do SC Corinthians Paulista foram o norte-americano Elyjah Clark (17 pontos e 04 rebotes) e Lucas Cauê (16 pontos, 10 rebotes e 05 assistências – double-double). Em favor do CR Flamengo: Alexey Borges (25 pontos, 03 rebotes, 13 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double) e Lucas Siwert (16 pontos e 06 rebotes).
“Sabíamos que hoje teríamos de nos superar, sem os nossos dois pivôs. Sabíamos que seria uma guerra nos rebotes, sabíamos que eles são uma equipe com potencial de fogo, um potencial ofensivo muito grande. Tínhamos sentido na pele isso na fase de classificação por duas vezes. Tivemos uma estratégia de também ter um volume grande, de correr a quadra, principalmente porque o nosso time era mais leve. Quando conseguimos dominar bem os rebotes e acertamos a defesa, foi a hora em que abrimos uma pequena diferença e conseguimos a vitória”, afirmou o armador Alexey Borges, do CR Flamengo.
“Já tínhamos falado que eles são uma equipe muito forte ofensivamente e o que não pode acontecer é isso, tomamos mais de 20 pontos em três quartos. Temos de diminuir o volume de jogo deles para que possamos sobressair com o nosso ataque. Hoje, ofensivamente também não tivemos um bom aproveitamento, não fomos muito bem nas bolas de três, ao contrário deles, que, no segundo tempo, acertaram muito mais do que nós. Lá no Rio, temos de diminuir o volume ofensivo deles, trabalhando na nossa defesa”, analisou o pivô Lucas Cauê, do SC Corinthians Paulista.
O segundo jogo desta série acontece na terça-feira (13 de maio), às 20h15 (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).
O Sesi Franca Basquete (SP) bateu o EC Pinheiros (SP), por 89 a 76 (46 a 41 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP). O time francano, em que pese estar jogando fora dos seus domínios, iniciou melhor o jogo e ficou na frente nos dois quartos iniciais, liderando o placar. Na volta do intervalo, o EC Pinheiros cresceu de produção e liderou o terceiro quarto e aplicou a virada. Mas, nos dez minutos finais, foi a vez do Sesi Franca Basquete crescer e devolver a virada para sair em vantagem na série – 21 a 17 (primeiro quarto), 25 a 24 (segundo quarto), 15 a 23 (terceiro quarto) e 28 a 12 (quarto final).

Os maiores pontuadores do EC Pinheiros foram Agapy Santos (17 pontos e 08 rebotes) e Reynan Santos (15 pontos e 05 rebotes). Pelo Sesi Franca Basquete: Georginho de Paula (30 pontos, 07 rebotes, 05 assistências e 02 bolas recuperadas) e Didi Louzada (22 pontos).
“Essa partida é dedicada pro meu avô falecido na quarta-feira, Lourenço Mário de Paula. Eu tenho muita honra de carregar o sobrenome dele nas costas. Ele criou uma família linda, ele faleceu aos 86 anos e deixou um legado. Eu tenho muito orgulho de ser neto dele e meu avô era uma pessoa muito reservada, assim como meu pai. Não expressava muitos sentimentos, mas era nas pequenas coisas que sabíamos que ele mostrava o amor dele e o meu amor por ele também. Meu pai, ontem no velório, conversou bastante, falou sobre a vida e que era importante eu seguir a minha trajetória, que hoje eu tinha um jogo muito importante e que o que eu poderia fazer para o meu avô era um jogo de 30 pontos. E eu consegui isso no último lance, na última bola de três que eu converti. E eu fiquei um pouco emocionado ali no momento, porque foi uma perda muito grande para mim. Eu não sabia que eu ia ficar tão sentido, mas eu fico muito feliz de ter conseguido homenageá-lo dessa forma. E assim como meu pai não me expressa muito sentimentos, eu também não sou muito bom, mas eu fiquei muito feliz de ter conseguido atingir essa marca e que meu avô seja lembrado eternamente no meu coração”, declarou Georginho de Paula, ala/armador do Sesi Franca Basquete.
O confronto de número dois desta disputa está marcado para terça-feira (13 de maio), às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).
Já a abertura da segunda rodada acontece na segunda-feira (12 de maio), com duas partidas: Minas Tênis Clube x CR Vasco da Gama, às 19h (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG); Bauru Basket x São Paulo FC, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).