CR Vasco da Gama também fecha a série e se qualifica
O CR Flamengo (RJ) garantiu vaga nas quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o Caxias do Sul Basquete (RS), nesta sexta-feira (02 de maio), por 86 a 63 (40 a 28 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS), pela quarta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final. Com isso, o Mengão fechou a série em 3 a 1.

O Mengão esteve na frente em todos os quartos. Com isso, logo comandou o marcador e fez a vantagem crescer bastante para ganhar fora de casa e garantir classificação – 20 a 15 (primeiro quarto), 20 a 13 (segundo quarto), 23 a 21 (terceiro quarto) e 23 a 14 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Caxias do Sul Basquete foram Isaac Gonçalves (20 pontos) e o paraguaio Fabrizzio Rojas (13 pontos, 03 rebotes e 04 assistências). Em favor do CR Flamengo: Ruan Miranda (20 pontos, 09 rebotes e 02 bloqueios) e o norte-americano Shaquille Johnson (15 pontos e 07 rebotes).
“O maior aprendizado dessa série é que cada jogo tem sua história. Temos de tentar impor o nosso ritmo desde o começo, desde o primeiro jogo. Cada jogo é importante. Não pode dar mole em nenhum jogo, porque todos os times são bons. É repetir o que fizemos hoje, impor o nosso ritmo desde o começo, jogar com intensidade, fazer um bom trabalho defensivo, jogar coletivamente no ataque, que as vitórias vão vir naturalmente”, afirmou o pivô Lucas Siewert, do CR Flamengo.
“Sabíamos da dificuldade que é enfrentar o Flamengo, pela rotação que eles têm, muito mais jogadores para entrar na quadra, perdemos nesta parte física. De ter essa sequência de jogos e não ter essa troca, acabamos cansando mais do que eles, mas podemos dizer que surpreendemos na série, batemos de frente com eles e saímos felizes. Não queríamos parar aqui, mas fizemos uma boa temporada”, afirmou o pivô Vini Chagas, do Caxias do Sul Basquete.
O CR Vasco da Gama (RJ) também se qualificou ao suplantar o Farma Conde São José Basketball (SP), por 88 a 83 (54 a 47 no primeiro tempo), em jogo disputado na Farma Conde Arena, na cidade de São José dos Campos (SP). Desta forma, o cruzmaltino encerrou a disputa com três vitórias e uma derrota.

O jogo começou com os ataques rendendo bem. Com esse panorama, o CR Vasco da Gama ficou na frente nos dois quartos iniciais e concluiu o primeiro tempo na frente. Na volta do intervalo, o representante carioca ficou na frente e aumentou a vantagem, o que foi importante, pois o Farma Conde São José Basketball buscou a recuperação e baixou a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar a virada – 29 a 28 (primeiro quarto), 25 a 19 (segundo quarto), 20 a 18 (terceiro quarto) e 14 a 18 (quarto final).
Os principais nomes do Farma Conde São José Basketball foram Douglas dos Santos (18 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Adyel Borges (18 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas). Pelo CR Vasco da Gama: Matheus Eugeniuz (21 pontos e 05 assistências) e Marquinhos Sousa (18 pontos e 05 rebotes).
“De modo geral, a série foi muito boa, todos os jogos tirando o que perdemos, tivemos o controle do jogo, soubemos sofrer no momento que tinha que sofrer, também soubemos jogar na frente. Mérito de toda a equipe e mérito da comissão técnica, que fez uma estratégia boa para que diminuíssemos bem o volume dos principais jogadores deles. Em alguns momentos, conseguimos e outros momentos não, mas tivemos cabeça a série toda para fechar na hora certa. E esse jogo, um jogo na cara do R10 Score Vasco da Gama, não precisávamos sofrer tanto, mas faz parte do jogo. Superamos os momentos de dificuldade do jogo. E feliz porque conseguimos nosso objetivo. Vamos descansar agora que já vem mais uma pedreira pela frente”, comemorou o armador Humberto da Silva, do CR Vasco da Gama.
“Foi um grande jogo, mas o Marquinhos desequilibrou demais e, a partir dele, começaram a sobrar outros jogadores quando tentávamos pará-lo. Ele foi um fator decisivo durante toda a série. O Humberto também teve um grande primeiro tempo e isso complicou um pouco nossa estratégia na defesa. Tivemos alguns jogadores abaixo em produção no ataque e isso pesou no final também. O Vasco foi merecedor de avançar e agora é hora de pensar na próxima temporada”, analisou o técnico do Farma Conde/São José Basketball, Régis Marrelli.
A série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final tem sequência neste sábado (03 de maio), com três partidas: SC Corinthians Paulista x Ceisc/EC União Corinthians, às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP); Bauru Basket x CA Paulistano, às 18h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP); São Paulo FC x Brasília Basquete, às 18h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (MorumBis), em São Paulo (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).