Dois jogos abriram a sede de Uberlândia (MG), na fase inicial da competição de aspirantes

Imagem: Divulgação

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2022 abriu mais uma sede, nesta segunda-feira (25 de julho), desta vez em Uberlândia (MG), com dois jogos sendo realizados no ginásio Walterclides Borges de Sá (G3), casa do no Praia Clube. O CR Flamengo e o anfitrião Praia Clube/Gabarito venceram.

A estreia desta sede foi com duelo de duas equipes gigantes: Minas Tênis Clube e CR Flamengo, que mediram forças e mostraram muita disposição e entrega. Melhor para os cariocas, que saíram vitoriosos (71 a 56).

O primeiro tempo da partida foi marcado por defesas fortes das duas equipes, com isso, os times não conseguiram adquirir vantagem relevante no placar, que terminou com os mineiros vencendo por um ponto na ida para os vestiários. Já no segundo tempo, o Flamengo imprimiu ritmo mais agressivo na parte ofensiva, trabalhou bem os bloqueios e abriram uma vantagem de nove pontos no placar ao final do terceiro quarto. A partir desse momento, os cariocas apenas administraram o placar, apesar da pressão final do Minas.

Os destaques do CR Flamengo ficaram com Rafael Rachel (13 pontos e 12 rebotes – double-double) e Emanuel Silva (12 pontos e 12 rebotes – double-double). Pelo Minas Tênis Clube, os principais nomes foram João Prado Campos (12 pontos) e Vitor Ibiapina (09 pontos e 06 rebotes).

“Muito importante (a vitória). Nosso time é mais novo, temos que ter mais disposição e garra, mostrar o dobro. Muito feliz e grato pelo Flamengo”, disse Emanuel.

Na segunda partida, o Praia Clube/Gabarito e o Campo Mourão Basquete/Assercam/Fecam estrearam com uma bela disputada. Com domínio dos mineiros na primeira metade e reação do Campo Mourão na segunda parte, o Praia Clube saiu com a vitória (66 a 56).

Empurrado pela torcida, o anfitrião foi ao vestiário vencendo a equipe do Paraná por 12 pontos de diferença e parecia ter a vitória encaminhada. Entretanto, a partir do terceiro quarto, o técnico Emerson de Souza fez ajustes e o Campo Mourão Basquete e esboçou uma reação nos minutos finais da partida, chegando a ficar apenas quatro pontos de diferença no placar. Ainda assim, o time mineiro mostrou resiliência, controlou os ataques da equipe adversária e estreou no campeonato de forma positiva.

O ala Gabriel Emiliano (22 pontos) e o armador Ale dos Santos (20 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) foram os destaques do time da casa. Pelo lado do Campo Mourão Basquete, o armador José Vitor (17 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e o pivô Yago da Silva (16 pontos e 12 rebotes – double-double) foram os principais nomes.

“Começar forte o campeonato, começar com o pé direito. É sempre importante. Entramos um pouco desligados por conta da estreia, nervosismo, mas na segunda rodada entraremos mais fortes e vamos em busca da segunda vitória. Não fiz tudo sozinho, meus companheiros me deixaram em boas situações de arremesso e isso é um time” comentou Emiliano.

Próximos jogos – sede Uberlândia (Grupo A)

26 de julho (terça-feira)
15h: Campo Mourão Basquete/Assercam/Fecam x Minas Tênis Clube
17h15: BRB/Brasília x Praia Clube/Gabarito
(*) No horário de Brasília (DF)