Sesi Franca Basquete também assume a ponta da série

O CR Flamengo (RJ) derrotou o SC Corinthians Paulista (SP), nesta quinta-feira (15 de maio), por 85 a 82 (39 a 45 no primeiro tempo), em jogo válido pela terceira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025), atuando no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ). Com isso, o Mengão abriu 2 a 1 nesta disputa.

Foto: Hermes de Paula/CRF

Foram dois tempos distintos, com o Timão comandando os dois primeiros períodos, assumindo a liderança do placar e fugindo um pouco. A recuperação do Rubro Negro se deu no segundo tempo, quando cresceu de produção, ficou na frente nos dois quartos finais e aplicou a virada para vencer em casa – 22 a 25 (primeiro quarto), 17 a 20 (segundo quarto), 25 a 22 (terceiro quarto) e 21 a 15 (quarto final).

Os principais nomes do CR Flamengo foram o norte-americano Shaquille Johnson (19 pontos e 08 rebotes), o argentino Franco Balbi (16 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e o norte-americano Jordan Williams (16 pontos). Em favor do SC Corinthians Paulista: Victão Silva (21 pontos e 05 rebotes) e o norte-americano Elyjah Clark (18 pontos, 05 rebotes e 03 assistências).

“Fizemos o nosso trabalho de ganhar em casa após perdermos o segundo jogo, mas só passa o playoff quem ganhar três jogos. Estamos apenas com vantagem. Se não ganhar, não passa. Temos de nos mantermos focados. Hoje, erramos alguns detalhes e eles aproveitaram no primeiro tempo. No segundo, fizemos uma boa defesa e conseguimos virar porque acertamos os detalhes, viramos o jogo e conseguimos segurar o placar”, afirmou o lateral Jhonatan Luz, do CR Flamengo.

“Derrota dura, mas estamos pensando em um jogo de cada vez. Só ficou bem claro que precisamos ter consistência nos 40 minutos. Hoje jogamos muito bem por 30, 35 minutos. Em casa, no domingo, nós vamos jogar os 40 minutos muito consistentes, firmes e com foco. Ficou no detalhe, corrigir, melhorar e buscar o próximo jogo”, analisou o pivô Victão Silva, do SC Corinthians Paulista.

O quarto jogo da série será realizado no domingo (18 de maio), às 10h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP). Uma nova vitória garante o CR Flamengo na semifinal.

O Sesi Franca Basquete (SP) também assumiu a liderança da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final ao suplantar o EC Pinheiros (SP), por 92 a 69 (42 a 37 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes, em Franca (SP). Agora, o time francano está na frente, por 2 a 1.

Foto: Marcos Limonti/Franca

O primeiro tempo foi de alternâncias, com o time francano saindo na frente e o representante da capital reagindo no segundo. Já os dois períodos finais foram comandados pelo Sesi Franca Basquete, que aumentou a vantagem para vencer bem em casa e desempatar a disputa – 23 a 15 (primeiro quarto), 19 a 22 (segundo quarto), 24 a 11 (terceiro quarto) e 26 a 21 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do Sesi Franca Basquete foram Didi Louzada (24 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Georginho de Paula (16 pontos, 11 rebotes e 05 assistências – double-double). Pelo EC Pinheiros: o norte-americano David Sloan (23 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Bernardo Da Silva (11 pontos e 07 rebotes).

“O Lucas (Dias) conversou comigo no vestiário, eu estava meio apagado no primeiro tempo, sou um jogador que não posso chutar apenas três bolas no começo do jogo. Botei a cabeça no lugar, conversei com ele, voltei para o segundo tempo e falei que poderia passar a bola que converteria todas e foi o que aconteceu, cheguei para o jogo. Foi importante para dar moral para o nosso time, temos que jogar bem defensivamente desde o começo, igual foi o terceiro quarto, temos que impor nosso ritmo defensivo”, explicou o lateral Didi Louzada, do Sesi Franca Basquete.

“Jogo de playoff acaba sendo mais físico, mais estressante, tem mais provocação, é normal. Nas quatro linhas aqui, cada um está defendendo as cores de suas equipes. Tivemos um bom início de jogo, ficamos próximos no placar. Na volta do vestiário, os deixamos fazerem uma corrida muito rápida, foi o que nos custou o jogo. Temos que ficar sempre perto do placar, para ver o que vai ocorrer no final. Hoje eles tiveram uma melhor performance no segundo tempo, no outro conseguimos vencer no final, mas nesse, eles liquidaram no terceiro quarto”, avaliou o ala Jimmy Dreher, do EC Pinheiros.

A quarta partida, que pode definir o semifinalista desta semifinal, está agendada para o domingo (18 de maio), às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Com mais uma vitória, o Sesi Franca Basquete se garante na semifinal.

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).