Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O último dia da primeira fase classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 / Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021 para o Grupo A, ocorrido nesta quarta-feira (28 de julho), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), foi quente. A jornada contou com vitórias do SC Corinthians Paulista, São José Basketball/Atleta Cidadão, São Paulo FC e CA Paulistano, que seguem invictos na competição. Já o VipTech Campo Mourão Basquete/Assercam conheceu sua primeira vitória.

O jogo que iniciou foi entre a ADRM/Maringá e o SC Corinthians Paulista. Em duelo vibrante, a equipe paulista confirmou o favoritismo e completou a quinta vitória em cinco jogos. O placar final da partida foi 80 a 53.

A equipe corintiana fez jogo muito seguro e aumentou a vantagem no placar gradativamente, com bolas de três letais e defesa ajustada. O armador Jean (10 pontos, 10 assistências e cinco rebotes – double-double), o ala Pedro Nunes (18 pontos e quatro assistências) e o armador Felipe Dalaqua (17 pontos e quatro bolas de três) foram os destaques.

“Grande passo para o nosso objetivo que é ficar entre os quatro primeiros na classificação. Conseguimos fazer bons jogos, principalmente jogando coletivo, sem ego, com todos movendo a bola e isso nos fez sair invicto nesta fase”, analisou Dalaqua, do Timão.

Pela equipe de Maringá, o ala/pivô Guapi com um double-double (18 pontos e 11 rebotes), o pivô Sorriso (12 pontos) e o armador Paulino (10 pontos e nove assistências) foram os pontos positivos. O time do Paraná competiu muito em todos os jogos desta primeira fase, porém conquistou apenas uma vitória.

No segundo jogo, o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia e o São José Basketball mediram forças. O time do interior paulista superou a equipe do Paraná por 77 a 64 e encerrou o primeiro ciclo de jogos com 100% de aproveitamento.

O equilíbrio foi o ponto chave da partida. Os dois times tentavam se afastar no placar, porém, o jogo foi parelho durante todos os quartos. Após ir para o intervalo perdendo (34 a 30), o São José voltou mais o melhorou os arremessos de meia distância e garantiu a vitória, apesar da grande luta do Coritiba. O placar final foi 77 a 64.

Os melhores pelo São José foram o ala/armador Gregate (16 pontos, sete assistências e quatro rebotes), o pivô Fidelis (15 pontos e sete rebotes) e o armador Gustavo, que fez 12 pontos e apanhou cinco rebotes. “Demos o nosso melhor e agora temos que nos preparar para a próxima fase. Acredito que hoje defendi muito bem, não é minha principal característica, mas hoje a defesa fluiu”, comentou Gustavo.

Pelo Coritiba, o ala Herbert estava em um dia quente e anotou 24 pontos, com seis bolas de três pontos. Além dele, o ala/pivô Igor Santos também se destacou com um double-double: 11 pontos e 11 rebotes. Os coritibanos finalizaram a primeira fase de jogos com uma vitória em cinco jogos.

Na sequência, o destaque ficou pela a primeira vitória do VipTech/Campo Mourão Bassquete/Assercam. Mesma desfalcada, a equipe aurinegra conseguiu encerrar a primeira fase de jogos com vitória sobre o Pato Basquete por 66 a 54.

Apesar da juventude do Pato, houve muita disputa dentro de quadra e as duas equipes guerrearam pela vitória. Melhor para o Campo Mourão, que foi mais físico no ataque e na defesa. Os melhores do time vencedor foram o ala/armador Mencarini, com 21 pontos, sete rebotes e quatro assistências, e o ala/pivô Wellington, com um double-double: 11 pontos e 10 rebotes.

“Vitória importante para nós. Demos o nosso máximo, treinamos todos os dias por dois períodos. Ainda estamos nos entrosando devido ao pouco tempo de treinamento e hoje conseguimos jogar mais soltos. Me decido todos os dias para melhorar o arremesso, os cortes e a defesa para ajudar o time”, comentou Mencarini, destaque da partida.

Agora pelo Pato Basquete, que lutou muito, mas ainda não venceu na LDB, o destaque novamente foi o garoto Gabriel Furlan, com 16 pontos e cinco assistências. Com apenas 17 anos, o armador da equipe de Pato Branco comentou sobre a oportunidade de jogar o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22. “Jogar com a categoria mais velha é difícil, na LDB os times são muito fortes. Foi uma oportunidade incrível e acredito que vai ser muito bom voltar para a minha categoria depois dessa experiência”, comentou.

O São Paulo FC enfrentou o KTO/Caxias do Sul/Recreio da Juventude, realizou um jogo equilibrado e conquistou mais uma vitória importante, a quinta em cinco jogos, pelo placar de 78 a 62. Motivado pela possibilidade de encerrar a primeira fase de jogos invicto, o Tricolor fez bom primeiro quarto e administrou a vantagem construída durante o restante da partida.

Liderado pelo armador Eugeniusz (18 pontos, oito assistências e cinco rebotes) e pelos 12 pontos e 12 rebotes (double-double) de Márcio (pivô) e Lucas (ala), o tricolor finalizou a primeira etapa com um saldo de cinco triunfos em cinco jogos possíveis.

“É uma honra jogar no São Paulo. Sair com 5-0 é muito importante para a próxima etapa, dá uma confiança enorme. Minha primeira LDB e graças a Deus estou conseguindo mostrar meu basquete. Trabalho duro todos os dias, com o Dinho e a comissão técnica, então agradeço a oportunidade que eles me deram”, frisou o pivô Márcio.

Já pelo Caxias do Sul, o pivô Andrew (Zion), manteve o ritmo e fez mais uma boa atuação: 24 pontos e nove rebotes. A equipe do Rio Grande do Sul finalizou a fase com uma vitória em seis jogos.

Para finalizar, o CA Paulistano aproveitou o fator casa, se impôs mais uma vez e venceu o StockMed/União Corinthians por 83 a 39, realizando a manutenção da invencibilidade da equipe na LDB 2021. A equipe paulistana mostrou força mais uma vez. Muito intenso durante toda a partida, a equipe anfitriã aproveitou bem os contra-ataques e foi muito firme defensivamente. Quatro jogadores do Paulistano ultrapassaram a marca de 10 pontos: o ala Anderson (11), o armador Buiú (10), o ala Jonatan (10) e o pivô André Barbosa (13 pontos e cestinha da equipe).

“Treinamos muito desde o início do ano, a união e a amizade do nosso time é muito forte e estamos preparados para a segunda etapa. Estava um pouco ansioso por ser minha primeira LDB, mas espero repetir a atuação de hoje e mostrar o tanto que treinei”, afirmou André, atleta chefiado pelo técnico Beto Jayme.

Já pelo União Corinthians, que encerrou sua participação nesta primeira fase com uma vitória em seis jogos, o melhor foi o pivô Malachias, que anotou 10 pontos.

Com o fim da primeira fase de jogos da etapa classificatória do grupo A, no ginásio Antônio Prado Jr, a próxima série de jogos ocorrerá entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro, em quatro sedes: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo FC (São Paulo), EC Pinheiros (São Paulo) e CR Flamengo (Rio de Janeiro).

A competição prossegue nesta quinta-feira (28 de julho), com jogos válidos pelo Grupo B: Minas Tênis Clube x Mogi das Cruzes Basquete (09h), BRB/Brasília x Rio Claro (11h15), Praia Clube x Zopone/Bauru Basket (13h30), Basquete Cearense x Cerrado Basquete (15h45) e Unifacisa x Pinheiros (18h) – todos no horário de Brasília (DF).