A Copa Wlamir Marques Sub-21 Masculina – 2018 começa neste sábado (1º de setembro), às 15h00 (de Brasília), no ginásio do Nacional AC, na zona norte da cidade de São Paulo (SP), com a realização de dois jogos.

Feliz por iniciar mais uma categoria, Vlademir Pereira da Silva, gestor da Liga São Paulo, deseja sucesso aos times. “A expectativa é que seja um bom campeonato a todos, que as disputas possam ser empolgantes e as equipes joguem com esportividade e muita determinação. Esta categoria preenche uma lacuna existente no basquete paulista, por isso, acredito que esta será a primeira edição de muitas que estão por vir”, comentou.

“Além disso, essa competição homenageia o ídolo Wlamir Marques, que é um dos maiores nomes do basquete nacional e merece todo o tipo de reverência”, completou Vlademir.

No primeiro confronto, o CEUB SP (Embu das Artes) encara o São Matheus (São Paulo).

“Embora a maior parte do elenco já jogue junto em competições adultas desde o ano passado, contamos com o retorno de atletas que disputaram o Campeonato Paulista Adulto e a chegada de novos atletas com experiência em categorias de base dos grandes clubes da capital e em competições universitárias. Nosso maior desafio, hoje, é entrosar o elenco, o que deve acontecer durante a competição”, analisou Fernando Pratti, técnico do CEUB SP, que tem algumas informações sobre o adversário.

“Conheço alguns atletas individualmente, inclusive alguns que já passaram pelo CEUB SP e se destacaram na equipe de Embu das Artes. Não vi o adversário jogar coletivamente ainda, mas destaco o bom trabalho que já é feito pelo São Mateus há alguns anos”, complementou Pratti.

“Vai ser uma estreia diferente, já que estamos com uma equipe nova, mesclada de atletas jovens e outros mais experientes, dentro da idade da categoria. Além disso, estamos iniciando um trabalho e a tendência é que a equipe cresça ao longo da competição”, relatou Douglas Douglas Salles, técnico do São Matheus.

Logo em seguida, às 16h30 (de Brasília), acontece a partida envolvendo a AMAB/Mauá e o Instituto Lançando o Bem (São Paulo).

“Acredito que, através desta iniciativa da Liga São Paulo nesta faixa etária, em que a maioria dos jogadores está sem mercado, pois faltam equipes, as ligas abrem os horizontes para esses meninos, que perdem espaço e agora podem se desenvolver. Já no tocante a esta primeira rodada, não conheço as demais equipes, mas espero que sejam mais fortes, para termos a chance de verificar outros trabalhos, além de abrir espaço para que mais equipes entrem nas próximas edições”, comentou o técnico Leonardo Watanabi, salientando que a sua equipe foi campeã recentemente dos Jogos Regionais, na categoria sub-20.

“Estamos focados e treinamos forte visando este primeiro jogo. Conhecemos alguns atletas da equipe adversária e estamos preparados para estrear positivamente”, relatou o técnico Edu Gomes, do Instituto Lançando o Bem.

De acordo com o regulamento, na fase inicial, as equipes jogam entre si, em turno e returno. Os quatro melhores avançam a semifinal (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). Os dois vencedores seguem a grande final e disputam o título.

A Copa Wlamir Marques Sub-21 Masculina – 2018 é uma realização da Liga São Paulo de Basketball (LSPB), com apoio da Spalding, CRS Sports e da Medicina Esportiva da UNIFESP.