Equipe disputa CBI Sub-17 com elenco formado 100% em casa

Referência em formação de atletas e transformação social, o Contagem Towers participa neste mês de maio do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 (CBI 2025), a maior competição de base do país, promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com a.

Participar do CBI é uma conquista importante para o time mineiro, que reforça sua posição como um dos principais pólos de formação esportiva e cidadã do estado. Desde sua fundação, em 2016, pelos ex-jogadores Wanderson Trigueiro (Wandão) e Kaká Menezes, o clube entende o esporte como ferramenta de prevenção ao uso de álcool e drogas entre crianças e adolescentes, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo, mais de 600 jovens já foram impactados diretamente pelo projeto que capta recursos via Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Divulgação

“Estar entre os clubes selecionados para disputar um torneio desse porte, com um elenco formado 100% em casa, mostra o quanto nossa proposta tem sido eficiente. Trabalhamos para desenvolver não apenas atletas, mas cidadãos conscientes, disciplinados e preparados para o futuro”, destaca Wanderson Trigueiro.

Com uma equipe Sub-16 formada exclusivamente por atletas do próprio projeto, o time compete na Classificatória B ao lado de outras 31 equipes tradicionais, como Praia Clube, Olympico, Mackenzie, Recreio da Juventude e Círculo Militar. Apenas três times avançam para a fase final. A primeira etapa da classificatória será disputada em Vila Velha, no Espírito Santo, no dia 18.

“Um dos nossos pilares dentro do Programa de Formação de Atletas é proporcionar o Campeonato Brasileiro Interclubes com o objetivo de que a competição sirva não só como estímulo para nova geração como também permita que novos talentos sejam descobertos e lapidados gerando desta forma maior qualidade para o desenvolvimento e evolução da modalidade”, afirmou o presidente do CBC, Paulo Maciel.

Além do CBI Sub-17, o Contagem Towers também disputará o Campeonato Brasileiro Sub-15 em outubro, consolidando seu protagonismo nas categorias de base em âmbito nacional. Atualmente, o projeto atende cerca de 150 atletas em suas escolinhas e equipes de base, promovendo alto rendimento esportivo, inclusão social e construção de novos caminhos para a juventude de Contagem.

O Contagem Towers também mantém uma parceria com o América Mineiro, iniciada recentemente para a disputa do torneio de basquete 3×3. O clube tem o objetivo de expandir esse acordo para o basquete 5×5, com foco no desenvolvimento das categorias de base e da equipe principal.