Muitos assuntos foram debatidos ao longo da reunião

Foto: FIBA
Foto: FIBA

O Comitê Executivo da Federação Internacional de Basketbnall (FIBA) se reuniu, nesta sexta-feira (31 de janeiro), na Patrick Baumann House of Basketball, na sede da entidade, em Mies, na Suíça, para a segunda reunião da gestão 2019-2023. O encontro começou com um minuto de silêncio para homenagear a recente morte de dois grandes nomes do basquete: David Stern e Kobe Bryant.

Muitos assuntos foram debatidos ao longo da reunião:

Torneios Pré-olímpicos: na próxima semana, será anunciado o tão aguardado o Pré-olímpico Feminino. Com a mudança de Foshan, na China, para Belgrado, na Sérvia, os preparativos finais estão sendo concluídos para os dois torneios, que agora estão sendo realizados em conjunto. A China, Grã-Bretanha, Coréia e a Espanha disputarão seus jogos no City Arena, em Belgrado, com o torneio agora classificando em dois grupos. Bélgica e França sediarão os outros dois torneios.

Já os preparativos para os torneios olímpicos de qualificação masculinos estão em andamento, com os quatro torneios sendo realizados no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia.

Richard Carrion: o Comitê Executivo nomeou Richard Carrion como presidente do Conselho do Comitê Gestor Conjunto, o órgão de supervisão da Copa do Mundo de Basquete da FIBA em 2023, que deve ocorrer na Indonésia, Japão e Filipinas. Carrion, que é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1990, atuou entre outras funções olímpicas como membro da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Rio 2016 e atualmente Milano Cortina 2026. Ele atua no Conselho Central da FIBA desde 2010, além de ser membro do Comitê Executivo.

David Crocker atuará como diretor executivo da Copa do Mundo de Basquete da FIBA em 2023, além de suas funções como eiretor executivo da FIBA Oceania.

Continental Cup: o Comitê Executivo discutiu os próximos torneios de qualificação para a Copa Continental, que devem ocorrer nas regiões da FIBA em menos de três semanas. Devido ao atual surto de coronavírus, o Comitê Executivo decidiu trocar algumas das equipes anfitriãs dos jogos da FIBA Asia Cup 2021 Qualifier, que seriam disputados na China e Hong Kong. As seguintes alterações foram confirmadas para a primeira janela: o primeiro jogo entre Hong Kong e Guam agora será disputado em Guam em 20 de fevereiro de 2020; o primeiro jogo entre Hong Kong e Austrália agora será disputado na Austrália em 23 de fevereiro de 2020.

A FIBA continuará monitorando a situação de perto e não hesitará em implementar outras medidas, caso sejam necessárias.

Hungria: após a decisão de aprovar um modelo de hospedagem plurianual para a Copa do Mundo da Juventude, o Comitê Executivo concedeu três Copas do Mundo da Juventude à Federação Húngara de Basquete. A Copa do Mundo Feminina U19 – 2021, a Copa do Mundo de Feminina U17 – 2021 e a Copa do Mundo U19 – 2023 que ocorrerá na cidade de Debrecen, na Hungria. A Federação Húngara tem uma sólida história de sediar eventos, como a FIBA EuroBasket Women.

Outros candidatos que manifestaram interesse em sediar as Copas do Mundo da Juventude agora terão a oportunidade de se candidatar à Copa do Mundo Sub-20 – 2021, Copa do Mundo U17 – 2022 e Copa do Mundo U19 – 2023, que serão designados na próxima reunião do Conselho Central, agendada para março.

Atualizações: o Comitê Executivo analisou todas as competições de clubes e recebeu relatórios sobre o andamento da próxima Liga Africana, prevista para março, Champions League Ásia, Champions League Américas e Basketball Champions League, bem como a próximo edição da Copa Intercontinental, que ocorrerá no próximo final de semana, em Tenerife, na Espanha.

O Comitê também aprovou o relatório do Departamento 3×3 sobre a próxima temporada do 3×3 World Tour 2020, Torneio Pré-olímpico 3×3 e as Taças Continentais 3×3.