Chegando quase ao final da etapa preparatória para a disputa do Campeonato Sul-americano Sub-17 Feminino – 2019, a Seleção Brasileira da categoria tem trabalhado com muita garra e determinação na Praça de Esportes Marco Antônio Gobbo, em Americana (SP). Para que o técnico João Camargo Neto e os seus assistentes, Dyego Cavalcanti e Virgil López, possam realizar um trabalho coeso e contínuo, além de implantar a metodologia de jogo desejada, eles contam com apoio e competência da comissão técnica multidisciplinar, que auxilia no dia-a-dia de treinamento, além de atuar na prevenção de lesões.

O preparador físico, Rafael Bernardelli de Azevedo Marinho, enalteceu o crescimento do grupo de jogadoras durante os treinamentos. “As atletas estão fechando essa fase de treinamento com uma melhora significante de como chegaram das suas equipes. Fizemos várias avaliações multidisciplinares entre Preparação Física, Fisioterapia e Medicina para descobrir o perfil do grupo e em quais aspectos poderíamos atuar da melhor forma”, explicou.

“Porém, esse ciclo não se fecha aqui no Brasil, estaremos monitorando essas atletas mesmo depois do Sul-americano. Porque o projeto é fazer um ciclo para que essas jogadoras cheguem em alto nível e possam servir a Seleção Brasileira Adulta no futuro. Por isso, estamos fazendo um trabalho integrado com a comissão técnica do selecionado adulto”, complementou Rafael.

 

Rafael fez testes importantes com as atletas / Foto: Drykka Ross/CBB
Rafael fez testes importantes com as atletas / Foto: Drykka Ross/CBB

 

Já a médica Cristina Casag, além do trabalho habitual, se preocupou também em orientar as jovens jogadoras. “Ao longo do período de treinamento um trabalho de avaliação médica e de fisioterapia foi realizado com as atletas, orientações sobre alimentação, sono e treinamento, assim como um importante preparo preventivo de lesões. Acredito que o grupo chega bem preparado e fortalecido para enfrentar as adversárias sul americanas”, relatou.

“Durante essa fase intensa de treinamento, com o volume de treino maior que o habitual das atletas, as queixas musculoesqueléticas tornam-se constantes, a fisioterapia ajuda a diminuir o risco de lesões com exercícios de prevenção antes dos treinos e jogos, trabalhando dia e noite com as melhores evidências da ciência para uma recuperação muscular adequada, de forma que elas cheguem preparadas para a competição”, completou a fisioterapeuta Ariane Lopes.

A Seleção Brasileira Sub-17 Feminina encerra os seus treinamentos em Americana (SP), no sábado (02 de novembro). O embarque para a cidade colombiana de Barranquilla, local do Campeonato Sul-americano da categoria, está agendado domingo (03 de novembro).

A estreia brasileira no Campeonato Sul-americano está agendada para 04 de novembro (segunda-feira), às 20h (de Brasília), contra o Equador. No prosseguimento da fase inicial, a equipe comandada pelo técnico João Camargo Neto tem esses jogos: Brasil x Paraguai (05 de novembro – terça-feira) e Brasil x Venezuela (06 de novembro – quarta-feira). De acordo com o regulamento, na fase inicial, as equipes jogam entre si, em turno único, e os dois melhores classificados em cada uma das chaves avançam a semifinal.

Seleção Brasileira: Adrielly Francisco de Oliveira (pivô – Instituto Mangueira do Futuro), Amanda Reichert de Souza (pivô – ADC Bradesco), Ana Luiza da Silva Paulino (pivô – Instituto Mangueira do Futuro), Beatriz Biscuola Aneas (armadora – ADC Bradesco), Brendha Leise Schwartz de Jesus (ala/pivô –ABASFI/Basquete Foz do Iguaçu), Diana Mozer (lateral – Basquete Jaraguá), Isabella Cristina Moreira de Souza (armadora – Basketball Santo André/APABA), Jeniffer Santana da Silva (pivô – Associação Atlética RD Sports PE), Laís Justiniano David Couto (lateral – ADC Bradesco), Maiara Pereira Dias (ala/pivô – APAGEBASK/Guarulhos), Maísa Pereira Dias (ala/pivô – APAGEBASK/Guarulhos), Maria Eduarda Maciel (ala/armadora – ABASFI/Basquete Foz do Iguaçu), Marilia Melo dos Santos (lateral – Instituto Vitaliza/Nosso Clube PE), Petula Giovanna Ferreira (pivô – Basquete Jaraguá) e Vitoria Moura Santana (ala/armadora – Basketball Santo André/APABA)

Comissão Técnica: José Alberto Freyesleben Valle Pereira (administrador), João Almeida Camargo Neto (técnico), Dyego Maranini Cavalcanti e Virgil Lopez (assistentes técnicos), Rafael Bernardelli de Azevedo Marinho (preparador físico), Ariane Lopes dos Santos (fisioterapeuta), Uebert Alcântara de Paula e Cristina Casag (médicos)

A médica Cristina Casag proferiu palestra de orientação ao grupo / Foto: Drykka Ross/CBB
A médica Cristina Casag proferiu palestra de orientação ao grupo / Foto: Drykka Ross/CBB