Antes da medalha de bronze, o Brasil já havia garantido presença no Pré-Mundial

Foto: FIBA
Foto: FIBA

A Seleção Brasileira Feminina concluiu participação na FIBA Women’s AmeriCup – 2021 na terceira colocação na classificação geral. Na rodada final, disputada neste sábado (19 de junho), no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan, Porto Rico, o Brasil passou pelo Canadá no segundo tempo extra, por 87 a 82 (09 a 09 primeiro tempo extra e 10 a 05 no segundo tempo extra). O tempo normal acabou 61 a 61 (29 a 34 no primeiro tempo).

Foi uma verdadeira batalha épica, com as duas nações lutando pelo bastante resultado positivo e alternando bons e maus momentos, proporcionando assim muitas alternâncias no comando do marcador. Depois de um primeiro quarto igual, o quinteto canadense desgarrou um pouco no segundo – 16 a 16 (primeiro quarto) e 13 a 18 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, valeu a orientação dada pelo técnico José Neto, visto que o selecionado nacional voltou muito bem para o terceiro quarto, dominando totalmente as ações, seja no ataque ou mesmo na defesa. Desta forma, o Brasil passou a liderar o placar, com vantagem (29 a 09).

Quando tudo caminhava para um final verde e amarelo, foi a vez do Canadá dominar completamente o período final, não só tirando a diferença, mas igualando novamente as ações. Com isso, o tempo normal acabou igual (10 a 25).

No primeiro tempo extra, mais alternâncias e nova igualdade. Já na segunda prorrogação, o Brasil voltou ao seu melhor ritmo e conseguiu desgarrar para vencer e garantir sua presença no pódio – 09 a 09 (primeiro tempo extra) e 10 a 05 (segundo tempo extra).

Os principais nomes da partida foram Tainá Paixão (19 pontos e 07 assistências) e Clarissa dos Santos (19 pontos e 08 rebotes), pelo conjunto brasileiro; Laeticia Amihere (22 pontos e 11 rebotes – double-double) e Kayla Alexander (13 pontos e 04 rebotes), em favor Canadá.

Antes da medalha de bronze, o Brasil já havia garantido presença no Pré-Mundial.