O objetivo é chamar a torcida para os Jogos Olímpicos Tóquio

Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB
Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB

Uma grande fila cheia de crianças, famílias e idosos se formou neste domingo (14 de julho), em frente à Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Quase todos queriam tirar fotos com dois grandes nomes do esporte brasileiro, o medalhista olímpico do judô Rafael Silva e a campeã mundial da ginástica artística Daiane dos Santos, e com o Ginga, mascote do Time Brasil, com a escultura #SOMOS TIME BRASIL, que acabava de ser inaugurada, de fundo. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com a ação é chamar a torcida para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a um ano do início da competição.

“Ter a escultura do Time Brasil aqui na Japan House é muito legal porque o Brasil é um time com uma grande colônia japonesa e é importante convocar a torcida para estar conosco, porque isso faz toda a diferença na hora que estamos no tatame”, disse Rafael Silva, bronze nos Jogos Rio 2016 e Londres 2012.

Com mais de cinco metros de largura e dois de altura, a instalação #SOMOS TIME BRASIL, nas cores verde, amarelo e azul, ficará na área externa da Japan House. As pessoas podem continuar tirando fotos no local até a próxima sexta, 19, quando ela será transportada para a Praça da Liberdade, para mais uma ação do COB no marco de um ano para os próximos Jogos Olímpicos. No dia 20,

“A hashtag está muito bem colocada. Somos Todos Time Brasil e vamos estar torcendo por todos os nossos atletas, não só no Pan que começa em 10 dias, mas também nos Jogos Olímpicos daqui a um ano. Cada sorriso, cada lágrima, cada gota de suor dos atletas também é nossa”, disse Daiane dos Santos, ouro no solo no Mundial Anaheim 2003.

Bairro da Liberdade
No dia 20 de julho (sábado), de 9h às 16h, a festa de comemoração de um ano para Tóquio 2020 será no Bairro da Liberdade em São Paulo. Clínicas esportivas de karatê, skate e surfe e uma parede de escalada estarão montadas para que o público possa conhecer melhor os esportes. Além destas atividades, o público também terá uma exposição de equipamentos das novas modalidades olímpicas. Entre os presentes no evento estarão grandes nomes, como o recordista da maior onda surfada no mundo, o campeão no XXL Biggest Wave Award, Rodrigo Koxa.

O bairro paulistano também será palco do Hall da Fama com o judoca Chiaki Ishii, bronze nos Jogos Olímpicos Munique 1972 (categoria meio-pesado), primeiro medalhista olímpico da história do judô brasileiro, e bronze no Mundial de Ludwigshafen (Alemanha) em 1971.