EC Ginástico fica em segundo e o CR Flamengo garante o terceiro lugar

O Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia-SP sagrou-se campeão Brasileiro Interclubes Sub-15 Masculino 2022 ao derrotar o EC Ginástico-MG, nesta quarta-feira (12 de outubro), por 91 a 68 (48 a 27 no primeiro tempo), em jogo final realizado no ginásio Hélio Maurício (Gávea), no Rio de Janeiro (RJ).

O representante paulista entrou decidido e não deu chances ao rival, comandando as ações ao longo do primeiro tempo, construindo uma vantagem sólida nos dois quartos iniciais. A equipe mineira chegou a ficar ligeiramente na frente no terceiro período, mas o Clube Campineiro de Regatas e Natação voltou ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais para garantir o resultado positivo e conquistar o título com excelente campanha – 23 a 11 (primeiro quarto), 25 a 16 (segundo quarto), 21 a 23 (terceiro quarto) e 22 a 18 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram João Ricardo Paul (27 pontos e 09 rebotes) e Pedro Pastre (12 pontos, 12 rebotes, 05 assistências, 05 bolas recuperadas e 11 bloqueios – triple-double), pelo Clube Campineiro de Regatas e Natação; Nicolas Csonka (20 pontos e 05 rebotes) e Matheus Nascimento (14 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), em favor do EC Ginástico.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

“Os CBIs trouxeram oportunidades para melhorar o basquete no Brasil com a participação de equipes de todos os estados. O Clube Regatas/Akdmia iniciou sua participação desde o ano passado e para nós é uma grande hora estar entre os melhores times do país”, analisou o técnico Antonio José Ribeiro Júnior, do Clube Campineiro de Regatas e Natação.

“Uma final contra a forte equipe do Ginastico, que fez a melhor campanha do torneio, mas os meninos entraram focados e com uma defesa forte, não deixamos eles fazerem o jogo que gostam. O ataque funcionou bem com um número grande de bolas de três. Gostaria de agradecer ao presidente, os diretores, os atletas, pais e patrocinadores por todo apoio durante essa trajetória”, complementou o comandante do representante paulista.

Antes, o anfitrião CR Flamengo-RJ garantiu a terceira colocação ao derrotar o EC Pinheiros-SP, por 68 a 57.

Classificação Final: 1º) Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia, 2º) EC Ginástico, 3º) CR Flamengo, 4º) EC Pinheiros, 5º) SE Palmeiras-SP, 6º) Sesi Franca Basquete-SP, 7º) SC Corinthians Paulista-SP, 8º) São Paulo FC, 9º) CA Paulistano-SP, 10º) Mackenzie EC-MG, 11º) Sport Clube do Recife-PE e 12º) Praia Clube/Gabarito-MG

Destaques individuais

Foto: Divulgação/CBB

Reboteiro: Fabricio de Freitas (Club Athletico Paulistano)
Assistência: Josué Alves (Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia)
Cestinha: Fabricio de Freitas (Club Athletico Paulistano)
MVP: Pedro Pastre (Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia)
MVP da Final: Pedro Pastre (Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia)

Para o coordenador técnico, Alex Oliveira, a competição apresentou um excelente nível técnico e organizacional. “Uma competição com nível técnico altíssimo, sem dúvida que alguns atletas que estiveram aqui disputarão o Sul-americano Sub-15, que acontece em novembro, na Argentina. O Dia do Basquete foi presenteado com uma grande festa. Agradeço ao Clube de Regatas do Flamengo e seu staff pela bela organização e ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) mais uma vez pelo apoio. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) está muito satisfeita com a evolução dos atletas que participam dos CBIs”, relata.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 Masculino 2022 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).