Iniciativa, em parceria com a FIBA, visa fomentar o basquete feminino

Imagem: CBB
Imagem: CBB

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lança de 10 a 12 de outubro o projeto Her World, Her Rules (Meu Mundo, Minhas Regras), uma parceria com a Federação Internacional de Basketball (FIBA) para o fomento e desenvolvimento do basquete feminino no mundo. A CBB foi uma das federações nacionais aprovadas para receber auxílio financeiro para o desenvolvimento da modalidade através desse projeto internacional.

A primeira etapa será em Mato Grosso do Sul, entre os dias 10 e 12 de outubro, com o nome em português “Meu Mundo, Minhas Regras”. A ação terá a participação da vice-presidente da CBB e diretora do basquete feminino, Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula, da gerente de seleções femininas, Adriana Santos, da assistente técnica das Seleções de base, Bruna Rodrigues, e de Dante De Rose, professor e historiador, que entra para auxiliar no projeto na parte pedagógica. A capitã da seleção feminina, Erika De Souza, será madrinha do projeto.

“Para nós é uma felicidade muito grande podermos iniciar mais um projeto em parceria com a FIBA. Agora iremos trabalhar com crianças que ainda não estão vinculadas à clubes e federações, e sim na iniciação de idade escolar. Nessa etapa estaremos em Mato Grosso do Sul. Esse projeto tem duração de três anos, com aporte para ser usado em materiais para o projeto, com a ajuda também da CBB e nessa etapa também teremos a parceria da Federação do Mato Grosso do Sul. Agradeço demais a todos envolvidos, tenho certeza que será um sucesso”, disse Adriana Santos, gerente técnica das Seleções femininas da CBB.

Pela manhã, nos dias 10 e 11, das 7h30 às 11h, na SEMED, a CBB trará cursos para professores que trabalham com educação física e basquete. E, depois, das 13h30 às 17h, no CEMTE, a CBB fará prática com as crianças dos projetos do estado. No dia 12, pela manhã e pela tarde, as ações serão no CEMTE com as crianças.

Para a ação, a Confederação Brasileira escolheu dois projetos que já estão em atividade nos estados do Mato Grosso do Sul, que terá seu lançamento agora, e Pernambuco. Em Pernambuco, a ação acontecerá com a Associação Adrianinha de Basketball. E no MS o projeto será no projeto Basketball Para Todos. Ao todo, o HWHR no Brasil envolverá ainda dez iniciativas entre escolas, clubes e entidades, com 12 professores e cerca de 150 meninas envolvidas.

Meu Mundo, Minhas Regras
A iniciativa internacional da FIBA tem o compromisso de desenvolver ainda mais a modalidade entre as mulheres entre 2019 e 2023. Ao todo, 54 federações nacionais inscreveram seus projetos para o HWHR e a CBB foi uma das 43 selecionadas para receber suporte para desenvolver a ação em solo brasileiro, em parceria com as federações estaduais.

O principal objetivo é aumentar de forma sustentável a participação das meninas no basquete, recrutando mais jogadoras em idade escolar através de várias atividades. A campanha visa aumentar a participação das meninas no basquete, aumentar a popularidade do basquete feminino local e nacionalmente, atrair a atenção da mídia e reconhecer e promover modelos femininos.