Resultado vem após o foco da entidade no processo de restruturação e, desde então, vem crescendo nas avaliações

Imagem: Divulgação

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) foi um dos destaques da edição 2023 do Programa Gestão, Ética e Transparência, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Através de um modelo minucioso de avaliação anual, o Comitê mede a gestão das entidades esportivas e olímpicas e a CBB teve a nota 9.83, bem acima da média nacional.

Imagem: CBB

O resultado vem após o foco da entidade no processo de restruturação e, desde então, vem crescendo nas avaliações: 8.61 (2021), 9.28 (2022) e agora 9.83 (2023). A CBB evoluiu em transparência, igualdade de gênero, comunicação, área técnica, governança, compliance é muito mais.

“Esse resultado no GET mais uma vez mostra a nova CBB, uma entidade limpa, com uma restruturação robusta de imagem no mercado e também com a comunidade do basquete. Estamos prontos para os próximos passos”, disse o presidente Guy Peixoto Jr.

O que é o GET?
Lançado em agosto de 2017 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) foi criado tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da Gestão das Entidades Esportivas do Brasil, com foco em Governança, Ética e Transparência.

Através de um trabalho de Consultoria e apoio às entidades no atendimento às exigências legais e às boas práticas de gestão, o COB buscou atender aos anseios da sociedade e dos parceiros estratégicos, cada vez mais criteriosos e interessados em saber como os recursos estão sendo administrados e aplicados.

O COB, assumindo seu papel de líder do Movimento Olímpico no Brasil, desenvolveu um modelo de avaliação e desenvolvimento de maturidade organizacional, que considera 8 áreas de conhecimento (Governança, Estratégia, Transparência, Processos Suporte, Compliance, Gestão Esportiva, Mulher no Esporte e Comunicação e Marketing).

O programa é suportado por uma plataforma online, que conta com centenas de perguntas agrupadas em diferentes níveis de maturidade. Desta forma, foi possível desenvolver Entidades Esportivas com realidades e características tão diferentes.

Imagem: CBB