A parceria entre as duas entidades tem rendido muitos frutos

Foto: Divulgação/CBB

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) se reuniram, nesta quinta-feira (29 de setembro), em Campinas (SP), sede da entidade, para alinhamento e planejamento da sequência do plano de trabalho até Paris 2024.

A CBB esteve representada pelo presidente Guy Peixoto Jr, com a participação também do secretário geral Carlos Fontenelle e do coordenador dos torneios CBC dentro da CBB, Alex Oliveira. Pelo lado do CBC, estiveram presentes toda a equipe de trabalho, com a participação do presidente do conselho, Arialdo Boscolo, além de Ricardo Avelar, Gianna Lepre, Matheus Silva e Emerson Appel.

“O CBC é um parceiro fundamental e temos, desde 2017, estabelecido um vínculo que tem trazido resultados e títulos para as nossas seleções de base. Vamos, cada vez mais, estreitar esses laços de cooperação e parceria em prol do basquete nacional”, relatou Guy Peixoto Jr.

Em pouco mais de cinco anos, CBB e CBC caminham juntos com resultados sólidos. Isso trouxe crescimento e muitos resultados positivos para a modalidade, abrangendo atletas, comissões técnicas, árbitros e até mesmo as Seleções Brasileiras, sempre servidas por jogadores que passaram pelos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, os CBIs, em 2022, do Sub-15 ao Sub-23, passando também pelo Basquete 3×3.

De 2017 a 2022, CBB e CBC ampliaram para mais de 80 o número de clubes filiados no basquete, um dos maiores índices entre as modalidades, e impactaram o esporte com mais de 1.200 jogos (boa parte deles com transmissão via Streaming nas redes sociais), totalizando mais de 5 mil atletas em ação, 340 equipes e 426 árbitros capacitados e atuando.

Seleções Brasileiras
Além de colocar os jovens para jogar por todo o Brasil, a parceria tem dado chance para atletas atuarem nos selecionados nacionais. E com resultados muito positivos. De 2017 a 2022, foram 15 competições internacionais das Seleções de base, todas com a participação de atletas que atuaram nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base. Na soma, de mais de 100 atletas convocados para Sul-americanos e Copas Américas passaram pelas citadas competições.

Tecnologia
Os Campeonatos Brasileiros Interclubes também não deixam nada a desejar quando o assunto é tecnologia e organização em relação aos torneios de alto rendimento. A CBB é responsável por todo o layout da quadra, com plotagem, organização de placas de publicidade e toda parte de design. Além disso, os torneios contam com a tecnologia e-Súmula e o FIBA ORGANIZER.

Todo o campeonato conta com a mesma tecnologia dos torneios adultos de alto rendimento, com e-Súmula, que é uma empresa de tecnologia e gestão do esporte, que atua através de ferramentas eletrônicas que permitem que a súmula seja feita de forma online. Além disso, é possível acompanhar as estatísticas em tempo real, com o FIBA ORGANIZER, vendo o desempenho dos atletas em quadra, suas estatísticas enquanto atuam, gerando um relatório para os técnicos de cada equipe, além de informações do time adversário. Assim, pais e familiares, que não podem assistir ao vivo, acompanham em tempo real seus filhos em quadra por essas estatísticas.

Capacitação
Os Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base também fazem a diferença na vida de muitos profissionais. De todas as áreas. Em quatro anos, foram realizadas clínicas, palestras e outras atividades de capacitação.

Divulgação
Os campeões dos CBIs também ganham toda a publicidade, com divulgação em todas as redes sociais da CBB, CBC. As equipes recebem troféus e medalhas. Tudo isso para ampliar o desejo dos jovens de um dia chegarem ao alto rendimento.