Unifacisa faz valer o mando de quadra diante do EC União Corinthians

O Caxias do Sul Basquete-RS se reabilitou no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) ao derrotar o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, nesta sexta-feira (08 de dezembro), por 63 a 62 (32 a 32 no primeiro tempo), mesmo atuando na UniFor, em Fortaleza (CE), na sequência do turno da fase inicial.

Foto: João Moura/Fortaleza

No primeiro tempo ficou tudo igual, visto que cada equipe dominou um período. O segundo teve um desenho parecido, contudo, o time gaúcho foi conseguiu a vantagem mínima para vencer fora de casa e se recuperar na competição, com emoção – 23 a 17 (primeiro quarto), 09 a 15 (segundo quarto), 17 a 15 (terceiro quarto) e 14 a 15 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram o norte-americano Dexter McClanahan (22 pontos) e Felipe Queiros (11 pontos e 03 rebotes), pelo Fortaleza/Basquete Cearense; Rafa OIliveira (20 pontos e 10 rebotes – double-double) e Diego Conceição (14 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), em favor do Caxias do Sul Basquete.

Com este resultado, o Caxias do Sul Basquete aparece no 13º lugar, com cinco vitórias e oito derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense ocupa a sexta colocação, com oito vitórias e quatro derrotas.

A Unifacisa-PB derrotou o EC União Corinthians-RS, por 86 a 80 (46 a 44 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Unifacisa, na cidade de Campina Grande (PB). O jogo foi equilibrado e também de alternâncias, com o time da casa conseguindo a pequena vantagem no momento decisivo da partida – 18 a 26 (primeiro quarto), 28 a 18 (segundo quarto), 24 a 18 (terceiro quarto) e 16 a 18 (quarto final).

Foto: Gabriella Tayene/Unifacisa

Os atletas mais efetivos foram Rafael Rachel (19 pontos e 14 rebotes – double-double), o norte-americano Trevor Gaskins (14 pontos) e o bahamense David Nesbitt (14 pontos e 06 rebotes), pela Unifacisa; o norte-americano Duane Johnson (19 pontos, 09 rebotes e 06 assistências) e o australiano Kendall Stephens (16 pontos e 03 rebotes), em favor do EC União Corinthians.

“Mais uma vitória dentro de casa, uma partida difícil contra um adversário muito qualificado e que teve um ótimo aproveitamento na linha de 3 pontos, mas juntos conseguimos superar as adversidades para encontrar o caminho da vitória, fomos muito superiores nos rebotes e acredito que esse foi um dos fatores fundamentais para sair com mais um resultado positivo. Os resultados que estamos conquistando são frutos de muito trabalho e dedicação da nossa equipe, seguimos invictos em casa e esperamos carregar esse bom momento para a próxima sequência de jogos fora de casa”, comentou o pivô da Unifacisa, Rafael Rachel.

A Unifacisa está no sétimo lugar na classificação geral, com oito vitórias e quatro derrotas. O EC União Corinthians é o 12º colocado, com cinco vitórias e oito derrotas.

Já os resultados da quinta-feira (07 de dezembro) foram esses: São Paulo FC 70 x 83 CR Flamengo, em São Paulo (SP); Sesi Franca Basquete 100 x 77 BRB/Brasília, em Franca (SP); EC Pinheiros 75 x 69 Mogi das Cruzes Basquete, em São Paulo (SP); CA Paulistano 85 x 77 Botafogo FR, em São Paulo (SP).

A competição prossegue neste sábado (09 de dezembro), com a realização de cinco jogos: São Paulo FC x CR Vasco da Gama, às 17h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP); EC Pinheiros x Coop São José Basketball, às 17h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); Sesi Franca Basquete x Cerrado Basquete, às 18h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); Bauru Basket x BRB/Brasília, às 18h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP); SC Corinthians Paulista x Botafogo FR, às 19h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).