A NBA anunciou nesta terça-feira (14 de maio), que São Paulo será sede do camp de seleção (Selection Camp) da América Latina para o Campeonato Mundial de jr. nba, competição que acontece entre os dias 06 e 11 de agosto, no ESPN Wide World of Sports, em Orlando (Flórida-EUA). O camp de três dias de treinamento vai servir como base de observação para a definição dos 11 meninos e 11 meninas da categoria sub-14 (13/14 anos) que vão representar a região na segunda edição do campeonato. Serão 36 atletas (18 meninos e 18 meninas) e 14 brasileiros estão convocados para o camp (oito meninos e seis meninas), com destaque para Lucas Prolla e Marina Couto, que estiveram no campeonato do ano passado.

O camp da América Latina será realizado entre os dias 24 e 26 deste mês, no Clube Alto dos Pinheiros (rua Guerra Junqueiro, 115 – Alto dos Pinheiros) e vai apresentar 36 atletas de países da América do Sul e Caribe onde a plataforma jr. NBA está presente. Os treinamentos serão conduzidos pelo staff do Departamento de Operações de Basquete da NBA e por treinadores da jr. nba League, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas, que serão avaliadas em competições de 3×3 e jogos de 5×5.

Dez meninos e dez meninas serão selecionados pelo corpo técnico e pelos instrutores NBA para integrar as seleções masculina e feminina da América Latina no Campeonato Mundial jr. nba nos Estados Unidos. Oito treinadores estarão presentes e quatro deles serão convocados para comandar as equipes em Orlando. Gatorade é parceira do camp e vai oferecer seminários sobre hidratação, além de fornecer produtos aos participantes.

O Campeonato Mundial jr. nba apresenta competições dos dois naipes (masculino e feminino), com chaves em que ficam separadas equipes dos Estados Unidos e times internacionais. Os torneios começam com chaves de grupos e seguem em sistema de eliminação simples. Os finalistas das chaves de EUA e mundo se enfrentam nas finais no dia 11 de agosto.

Mais de 300 meninos e meninas de 35 países participaram da primeira edição do Campeonato Mundial jr. nba, em agosto de 2018. Durante uma semana, todos os 32 times participaram de atividades extra-quadra, incluindo palestras sobre valores pessoais, visitas a parques temáticos da Disney, ações comunitárias e encontros com atletas, ex-atletas e treinadores da NBA e da WNBA. A equipe Central (Kansas City) venceu o selecionado da Europa por 68 a 38 no torneio feminino, enquanto o Central (Overland Park) derrotou a equipe de África e Meio Leste por 60 a 50, no campeonato masculino, sagrando-se campeões.

Pré-convocados – Masculino (Brasil)
Lucas Ashton Prolla (Sogipa-RS)
Murilo Fontoura Gonzaga (Praia Tênis Clube-MG)
Bruno Tasso Resende Silva (Olympico Clube-MG)
Henrique Lúcio da Silva (Pinheiros-SP)
Cauã Tenório Guedes Cavalcanti de Souza (Pinheiros-SP)
João Victor Gonçalves Bassoli (Pinheiros-SP)
Gustavo Alves Guimarães (Akadmia Campinas-SP)
Gabriel Pessoa Soares Almeida (Minas Tênis Clube-MG)

Pré-convocadas – Feminino (Brasil)
Ana Carolina Ferreira Lopes (Bradesco/Osasco-SP)
Letycia Miranda Vasconcelos (Bradesco/Osasco-SP)
Ana Beatriz Passos Alves da Silva (SESI São Paulo-SP)
Giovanna Rocha da Silva (SESI São Paulo-SP)
Marcella Prande Freitas (Santo André-SP)
Marina Couto (Colégio Albert Sabin-SP)

Técnicos (Brasil)
Danilo Castro (D14)
Eduardo Reis (Rising Stars / NBA Basketball School)
Rodrigo Guedes Prado (Colégio Saint Paul’s)
Flávio Aurélio dos Santos Soares (Espiga) (Minas Tênis Clube-MG)
Daniel Soares (NBA)