Times pré-inscritos tem até 25 de novembro para confirmar a participação

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, que tem data de início agendada para fevereiro de 2023, pode contar com a participação de até 20 equipes. Estão pré-inscritos: Brusque/FME/ARADEFE/Trimania, Basquete Blumenau e ABLUJHE/Basquete de Joaçaba (Santa Catarina); Coritiba/Monsters, ADR Maringá (Paraná); Memorial/FUPES/Bluemed/Santos, Liga Sorocabana de Basquete (LSB), AZ Araraquara Basquete, Basket Osasco, Time Jundiaí, FR/SEMELP Pindamonhangaba e Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (São Paulo); EC Cruzeiro e Praia Clube (Minas Gerais); ABA/Anápolis e Ajax/Vulcano (Goiânia); Brasília (Distrito Federal); EC Vitória (Bahia); Tijuca TC e Friburgo (Rio de Janeiro).

“A primeira expectativa é que essas 20 equipes confirmem participação. Será um banho de realidade do basquete brasileiro, pois o Novo Basquete Brasil (NBB) está bem distante da realidade que é vivenciada na maioria do país. Isso por conta da representatividade, uma vez que se joga basquete de norte a sul, leste a oeste. E essas equipes representam isso. Gostaria muito de ver o ressurgimento de grandes talentos que o basquete pode nos proporcionar. Por ser uma competição com times de poder econômico não tão grande, que se priorize o lançamento de jovens talentos, o que é muito importante, já que precisamos abrir espaço para novas gerações. Tem muita garotada jogando basquete no país e, por estamos sem os campeonatos de base de seleções, acabamos perdendo contato com essa meninada”, comentou Marcio Andrade, técnico do Brusque/FME/ARADEFE/Trimania.

“A perspectiva é tentar participar mais uma vez em 2023. Conseguimos uma façanha grande ao disputar o Campeonato Brasileiro em 2022. Era um sonho e conseguimos realizar. Pela reunião, algumas mudanças ocorreram no formato, então a diretoria da nossa equipe vai avaliar tudo certinho para ver se existe a possibilidade de participar novamente. A chance é grande de manter a equipe numa competição destacada como essa, buscando realizar uma campanha melhor do que ocorreu na edição de estreia”, acrescentou William Drudi, técnico do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

Estas agremiações têm até o dia 25 de novembro (sexta-feira) para assegurar a participação na competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A forma de disputa será semelhante à da última edição, com os times divididos em duas conferências. Se todas as equipes ratificarem a participação, serão sete estados representados, além do Distrito Federal.

A previsão de termino é para junho de 2023. O campeão Brasileiro Adulto Masculino 2023 deve garantir uma vaga na Liga Sul-americana de Clubes 2023, assim como ocorreu com a Liga Sorocabana de Basquete neste ano.