Ex-jogadoras darão nome das Conferências da fase inicial da competição sub-23

O Campeonato Brasileiro Feminino de Aspirantes 2022 começa no dia 16 de outubro (domingo), em Recife (PE). E, mantendo a linha de trabalho de homenagear grandes nomes do basquete em vida, nesta temporada as Conferências da fase inicial terão os nomes de Simone Bighetti e Suzete Gobbi, ex-jogadoras da Seleção Brasileira.

“A intenção desde o primeiro ano foi valorizar pessoas que foram importantes no basquete em sua geração. Não temos condições de homenagear todas, mas a ideia agora é homenagear uma geração em que o Barbosa fez uma renovação da geração de 70. Simone e Suzete representam muito isso, e a gente precisa resgatar o trabalho delas em uma época que não tinha tanta divulgação”, relata Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula, vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Homenageando as, nós homenageamos toda uma geração. Suzete merecia toda a colheita, mas foi referência para todas nós que acompanhamos essa transição. O que vamos fazer nessa competição é muito pouco do que ela merece. A Simone era mais experiente, acompanhou a geração da Norminha, Delcy e Jacy. Armadora inteligente e líder. Substituí ela em quadra e tive essa escola de liderança e capacidade. É muito pouco reconhecida pelo representa para o basquete feminino”, complementa Paula.

Simone Bighetti fez parte de uma geração de renovação e glórias da modalidade, jogando ao lado de feras como Jacy, Norminha, e mais tarde Paula e Hortência, campeãs mundiais. Atualmente, é responsável pela Coordenadoria de Esportes, da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Nascida em Bauru (SP), foi descoberta por Antônio Carlos Barbosa. Foi para a Seleção pela primeira vez em 1970, aos 15 anos. Aos 25 e já com a 10 na Seleção, optou por deixar o time para se dedicar à vida acadêmica com o objetivo de custear os estudos dos filhos nos Estados Unidos. Pelo Brasil, jogou o Mundial de 1979 e conquistou dois títulos Sul-americanos.

“Meus sinceros agradecimentos ao presidente Guy Peixoto Jr e a minha amiga Magic Paula pelo nome da Conferência. Não é todo o dia que somos reconhecidos em vida. Estou muito feliz pelo carinho e pela escolha. Meu muito obrigado”, disse Simone.

Já Suzete Gobbi foi capitã da Seleção Brasileira por mais de dez anos, vindo de uma geração anterior, mas jogando também ao lado de Hortência e Paula. Esteve em quatro Mundiais, dois Pré-Olímpicos e três Jogos Pan-americanos, com o bronze em Caracas 1983.

É natural de Penápolis (SP) e após a carreira manteve-se no basquete com projetos sociais e trabalhos em prol do desenvolvimento da modalidade, com o “Criarte Suzete Basquete”.

“Estou muito feliz em receber uma homenagem como essa e partindo da Paula, que esteve nessa jornada com a gente, de luta. Fico feliz por que a homenagem vem e poderemos curtir em vida. Essa é a maior homenagem, você poder presenciar. E vamos poder relembrar momentos únicos que já vivemos juntos. Muito feliz quando fiquei sabendo que a Paula estava dentro da CBB. Só tenho a agradecer e conhecer a nova geração do nosso basquete. Ninguém é feliz sozinho. Agradecer a Paula, que me contatou, e curtir esses momentos felizes”, citou Suzete.

Em sua segunda edição, o torneio terá a participação de 11 equipes, que serão divididas em duas conferências na primeira fase, com as quatro melhores avançando ao Final Four ao fim da etapa de classificação.

Conferência Suzete Gobbi: Sport Recife-PE, Bradesco Esportes e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADR Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP

Conferência Simone Bighetti: Cerrado Basquete-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR

Em 2022, as sedes foram mantidas, com Recife (PE) e São José dos Pinhais (PR) recebendo as partidas. A capital de Pernambuco, que tem o Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro. A cidade paranaense, com o São José dos Pinhais/Guaxo sendo o anfitrião, será sede do returno e do Final Four, que ocorre logo na sequência, entre 28 de novembro a 08 de dezembro.

Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, com a possibilidade, caso queiram, de inscreverem duas atletas com até 25 anos. Para quem jogou a Liga de Basquete Feminino (LBF) não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.

Primeira rodada – 16 de outubro (domingo)
10h – Bradesco Esporte e Educação x Cerrado Basquete
13h30 – ADR Maringá x Instituto Vitaliza/Nosso Clube
15h30 – Aeroclube x Foz Basquete
17h30 – São Joé Desportivo x Basquete Pinda
19h30 – Sport Club do Recife x Basquete Joinville
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, no turno as equipes se enfrentam entre as conferências, enquanto no returno jogam dentro das próprias conferências. A classificação geral do 1º ao 11º colocado definirá os quatro classificados para o Final Four.