EC Pinheiros abre participação no estadual vencendo fora de casa

O ‘caçula’ AZ Araraquara Basquete abriu a sua participação no Campeonato Paulista Masculino 2022, nesta terça-feira (02 de agosto), derrotando o SC Corinthians Paulista, por 79 a 72 (42 a 42 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP).

Depois de um primeiro tempo literalmente equilibrado, a equipe de Araraquara, que contou com o apoio do seu torcedor, cresceu de produção e ficou na frente nos dois quartos finais para vencer na estreia – 22 a 22 (primeiro quarto), 20 a 20 (segundo quarto), 14 a 12 (terceiro quarto) e 22 a 18 (quarto final).

Foto: Divulgação/AZ Araraquara

Os atletas mais efetivos foram Gustavo Scaglia (22 pontos e 07 rebotes) e Wellington Nezinho (20 pontos, 04 rebotes, 08 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; Gabriel Campos (13 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Lázaro Rojas (12 pontos e 07 rebotes), em favor do visitante.

“Foi uma belíssima estreia na elite do basquete paulista, pois a equipe se portou muito bem e esteve equilibrada durante todo o jogo. Araraquara está voltando devagarzinho. Foi um grande prazer ter participado desta partida, que estreamos com um bom resultado com o nosso ginásio cheio. A AZ Araraquara está de parabéns e vamos seguir trabalhando, uma vez que temos muito a evoluir ao longo do campeonato”, comentou o armador Wellington Nezinho, da AZ Araraquara.

O próximo compromisso da AZ Araraquara será contra o Sesi Franca Basquete, na sexta-feira (05 de agosto), às 18h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP). O SC Corinthians Paulista encara o Paulistano/Corpe, no domingo (07 de agosto), ás 11h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP).

Já o EC Pinheiros também estreou positivamente ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete, por 66 a 61 (36 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP). E, foi um jogo trocas no comando do marcador, contudo, a equipe da capital paulista conseguiu um rendimento melhor quando esteve na frente, com boa performance de Rafael Munford, e isso foi determinante para conseguir o resultado favorável – 20 a 13 (primeiro quarto), 16 a 17 (segundo quarto), 07 a 15 (terceiro quarto) e 23 a 16 (quarto final).

Os principais anotadores foram Gui Santos (24 pontos) e o norte-americano Jamison Elder (20 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Rafael Munford (30 pontos e 11 rebotes – double-double) e Dikembe Silva (14 pontos, 10 rebotes e 02 bloqueios – double-double), em favor do visitante.

“Foi uma estreia muito boa. Estamos num momento de pré-temporada e ainda não estamos no pico de performance. Jogar em Sorocaba é sempre complicado, mas a gente conseguiu se unir para sair com a vitória. Tivemos a estreia de quatro meninos no adulto, que também foi muito legal. Apesar das poucas semanas de treinos já estamos conseguindo jogar bem um com o outro e colocar nosso jogo jovem em quadra. Acho que por já conhecer o esquema de jogo eu consegui achar umas bolas no esquema ofensivo e consegui acertá-las. O time marcou muito bem também e a nossa boa organização ofensiva me ajudou muito a pontuar nos momentos certos”, comentou o lateral Rafael Munford, do time da capital, quer foi o grande destaque do jogo.

“Estreia fora de casa contra um time muito veloz e qualificado. O Campeonato Paulista nos dá oportunidade de experimentar nossos jovens talentos. A noite foi do Rafael Munford, que demonstrou o porquê é Seleção Brasileira e isso fortalece nosso trabalho, pois ele é o atleta que mais treina em nosso time”, completou o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.

Na sequência da competição, a Liga Sorocabana de Basquete buscará a primeira vitória diante do Oscar/São José Basketball, no sábado (06 de agosto), às 11h (de Brasília), atuando novamente no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP). O EC Pinheiros enfrenta o Basket Osasco, no domingo (07 de agosto), às 17h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).