Rio Claro Basquete, SC Corinthians Paulista, Bauru Basket, Cerrado Basquete e Sesi Franca Basquete também vencem na competição de aspirantes

Imagem: Divulgação

O CA Paulistano segue muito bem no Grupo B do Campeonato Brasileiro Interligas – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022). O Alvirrubro venceu mais uma nesta quinta-feira (25 de agosto), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). Rio Claro Basquete, SC Corinthians Paulista, Bauru Basket, Cerrado Basquete e Sesi Franca Basquete também venceram na jornada.

Logo no primeiro confronto, uma surpresa: o Rio Claro Basquete não havia vencido nenhum jogo até aqui e ficou frente a frente com o Vasco da Gama/Tijuca, equipe que buscava sua quinta vitória. Mas, o representante paulista venceu (78 a 74). O jogo teve um bom e equilibrado primeiro quarto que acabou empatado em 23 a 23, mas no segundo período, o Vasco abriu vantagem, vencendo por 19 a 12 e levando o placar de 42 a 35 para o intervalo.

Confiando sempre no bom desempenho de Matheusinho – o armador saiu de quadra com 22 pontos, 11 rebotes e 09 assistências -, o Vasco venceu o terceiro quarto por 16 a 14 e chegou para o período final em uma posição confortável para decidir o jogo, mas não contava com a reação do adversário paulista. No quarto período, o time rio-clarense viu Luan e Arthur Costa marcarem 11 pontos cada – ao fim do jogo, Luan havia marcado 22 pontos e Arthur Costa, 15 – para sacramentar a virada do time do interior. 29 a 16 no último período, que garantiu ao Rio Claro sua primeira vitória nessa edição da LDB.

No jogo entre SC Corinthians Paulista e EC União Corinthians, venceu o alvinegro paulista (95 a 72). O time do Parque São Jorge conseguiu impor seu estilo de jogo no primeiro quarto e venceu por 25 a 16, mas no segundo período o ritmo baixou e o União Corinthians venceu por 17 a 16 – levando o placar de 41 a 33. Sempre constante, Dalaqua fez bom jogo e saiu como um dos destaques do duelo, o armador acumulou 21 pontos, além de distribuir seis assistências.

A volta do intervalo foi de um Corinthians decidido a matar o jogo, sendo eficiente na defesa e preciso no ataque, 28 a 16 no período. Ludwig foi mais um destaque da equipe paulista, o pivô foi muito bem dentro do garrafão e terminou o jogo como cestinha com 27 pontos na conta, além de pegar 7 rebotes. O último período foi para o Timão sacramentar a vitória, frustrando as investidas do adversário e sendo pontual no ataque, 23 a 26 no período.

O pivô Ludwig falou um pouco sobre a campanha do Timão na 2ª fase do torneio. “A gente sabe que estamos em um campeonato onde qualquer derrota significa muito, sentimos as últimas duas derrotas, mas estamos focados para os próximos. Estou orgulhoso do jogo que fizemos ontem, apesar da derrota, e hoje mais ainda. Estamos focados em vencer nossos próximos jogos”, comentou.

O Bauru Basket e o Caxias do Sul Basquete proporcionaram um duelo muito equilibrado, do início ao fim, mas o representante paulista foi melhor (61 a 56). O primeiro quarto do jogo acabou em 16 a 15 para o time do Sul, enquanto o segundo período acabou em 15 a 14 para os paulistas. Se de um lado, João Guizardi e Guilherme ditavam o ritmo do time – João terminou a partida com 13 pontos, enquanto Guilherme teve 17 -, do lado adversário Jamison Jr e Shaw roubavam a cena – os dois terminaram com 17 e 10 pontos, respectivamente.

O terceiro quarto seguiu equilibrado, com um Caxias que saiu em vantagem, após vencer o período por 18 a 15. Apesar da ligeira superioridade no placar, a partida seguia parelha e o Bauru chegou no último quarto com um ritmo ainda mais intenso, o que deu a vitória ao time paulista. O placar de 16 a 08 foi o suficiente para o Bauru carimbar sua segunda vitória seguida na 2ª fase.

O time do Distrito Federal está difícil de parar, já são seis vitórias e uma derrota apenas. A vítima da vez foi o Basquete Cearense (81 a 75) que não vendeu barato a vitória para p Cerrado Basquete. Apesar do primeiro quarto muito equilibrado – 18 a 18 -, o time brasiliense mostrou sua força no segundo período, vencendo por 25 a 16. Contando sempre com a regularidade de Ruan – 17 pontos, 9 rebotes e 6 assistências – e a boa atuação de João Camargo – 17 pontos, 4 rebotes e 2 assistências -, o time do Cerrado construiu uma vantagem sólida na primeira etapa do jogo, mas o Basquete Cearense ainda tinha muita coisa para mostrar.

A equipe do Nordeste voltou do intervalo cheia de gás e reagiu no terceiro período, ganhando por 24 a 19. O último quarto do jogo foi decidido no detalhe e quem levou a melhor foi um focado e eficiente time do Cerrado que venceu por 19 a 17. Fim de papo e mais uma vitória da equipe do Distrito Federal.

O pivô Ruan falou de mais uma vitória do Cerrado. “A gente está com a cabeça muito boa, conversando antes dos jogos, identificando nossos erros e aonde podemos melhorar e isso vêm resultando em bons jogos dentro de quadra, é o que está dando certo para sairmos com a vitória nos últimos jogos”, disse 8.

O CA Paulistano manteve o bom momento e a vítima da vez foi o Coritiba Monsters (83 a 54). O anfitrião soube impor seu estilo de jogo com intensidade desde o início do jogo, o que ficou bem evidente após vencerem o primeiro quarto por 24 a 3. No segundo período, o Coritiba até esboçou uma reação, mas o Tigre jogou de forma inteligente e levou o segundo quarto também, 26 a 21. Como sempre, o Paulistano valorizou o jogo coletivo e viu jogadores como Henrique, Buiú e Motta desempenharem boas atuações, mas quem se destacou foi Adyel. O armador contribuiu com 12 pontos, além de 5 assistências no jogo.

A volta do intervalo foi de um ritmo bastante desacelerado em relação ao que vinha sendo o jogo e o Coritiba Monsters venceu o terceiro quarto, por 14 a 12. O Paulistano voltou a jogar o seu melhor basquete no período final e fechou o jogo, vencendo o período por 21 a 16.

Adyel falou sobre a importância da união no grupo e como o time vê os próximos desafios da 2ª fase com a classificação encaminhada. “As vitórias que conquistamos até aqui foram muito importantes, era o que a gente buscava, e ainda temos muitos jogos pela frente que vamos quer ganhar, independente de se classificar ou não. Nosso foco, sem dúvidas é chegar nas finais, estamos com alguns meninos machucados que estão sendo poupados para chegarmos inteiros para essa fase final. Todos estão muito focados no grupo, abraçamos a ideia de chegar o mais longe que pudermos nessa competição. Essa é a vibe, a gente se doar ao máximo para alcançarmos nosso objetivo”, explicou.

O último confronto da noite colocou Sesi Franca e Botafogo FR frente a frente, com a equipe francana vencendo (84 a 70). O time paulista trouxe para dentro de quadra um basquete efetivo que assegurou a vitória nos dois primeiros quartos do jogo e dando tranquilidade para o decorrer da partida. Como já é costume, Reynan foi o destaque do jogo – 22 pontos, 4 rebotes e 7 assistências – ao lado de João Mini que deixou a quadra com um duplo-duplo na conta – 12 pontos e 12 assistências.

A volta do intervalo foi de um Franca que baixou o ritmo e viu o Botafogo reagir, vencendo o terceiro quarto por 22 a 20 e levando uma diferença de nove pontos para o intervalo. O último quarto do jogo foi de confirmação francana, vencendo por 20 a 15 e carimbando sua segunda vitória na 2ª fase.

8ª rodada (26 de agosto): Bauru Basket x EC União Corinthians (08h30), Rio Claro Basquete x Caxias do Sul (10h45), Basquete Cearense x Coritiba Monsters (13h), SC Corinthians Paulista x Botafogo FR (15h15), CA Paulistano x Vasco/Tijuca (17h30) e Sesi Franca Basquete x Cerrado Aseel (19h45) – todos no horário de Brasília (DF)