Basquete Santos obtém a segunda vitória e também segue invicto

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Brusque/ARADEFE-SC manteve o 100% de aproveitamento na Conferência Chuí, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, ao derrotar o Basket Osasco-SP, nesta quinta-feira (16 de março), por 73 a 64 (30 a 35 no primeiro tempo), em jogo válido pela terceira rodada, disputado na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC).

O jogo, que foi de alternâncias, começou favorável ao representante paulista, que logo passou a comandar o marcador e desgarrou, fechando o quarto inicial na frente. Mas, a partir do segundo o time catarinense foi crescendo gradativamente e baixando a diferença, até concretizar a virada no período final e abrir vantagem para fazer bem a ‘lição de casa’ – 08 a 23 (primeiro quarto), 22 a 12 (segundo quarto), 19 a 14 (terceiro quarto) e 24 a 15 (quarto final).

Foto: Divulgação

Os atletas mais efetivos foram Lucas Brito (26 pontos, 03 rebotes e 04 assistências) e Samuel “Pará” Santos (18 pontos, 03 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo Brusque/ARADEFE; Felipe Dalaqua (21 pontos e 03 assistências) e Robinho Lima (14 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), em favor do Basket Osasco.

“Foi uma vitória sofrida, a equipe de Osasco é bastante qualificado e conta com jogadores talentosos, como o menino Dalaqua, que fez uma grande partida, assim como o Bruno Felipe e o Robinho. Esse trio nos causou muitos problemas para defendê-lo, mas conseguimos encaixar a marcação a partir da metade do segundo quarto e foi isso que nos conduziu ao resultado positivo”, analisou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/ARADEFE.

“O Basket Osasco abriu 17 pontos no primeiro quarto, pois iniciamos mal, mas fomos com paciência e o time não se perdeu, manteve o contato com o jogo e isso nos trouxe a vitória. O armador Lucas Brito fez uma grande partida, assim como o ala Luis Otávio Chupeta. A nossa proposta de jogo coletiva tem funcionado bem”, completou o comandante do time catarinense.

O Basquete Santos-SP também deu sequência a campanha invicta, só que na Conferência Cadum, ao suplantar o Basquete Pinda-SP, jogando na Arena Santos, na cidade de Santos (SP), por 91 a 57 (52 a 23 no primeiro tempo). A equipe santista resolveu a partida logo no primeiro quarto, quando foi soberana nos lados da quadra e abriu larga vantagem. Na sequência, o Basquete Santos controlou bem a sua vantagem para vencer sem sobressaltos – 30 a 02 (primeiro quarto), 22 a 21 (segundo quarto), 16 a 18 (terceiro quarto) e 23 a 16 (quarto final).

Foto: Divulgação

Os principais nomes da partida foram Gabriel Oliveira (23 pontos e 06 rebotes) e Jean Lucas de Oliveira (12 pontos, 03 rebotes e 05 assistências), pelo Basquete Santos; João Vitor Belmiro (12 pontos e 03 assistências) e Erik Jardim (10 pontos, 08 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor do Basquete Pinda.

“Sabíamos que o Basquete Pinda é um time com intensidade muito forte. Contra a Liga Sorocabana, na estreia, tivemos algumas dificuldades no rebote defensivo, então trabalhamos isso ao longo da semana e trabalhamos bastante também situações de variar a defesa e de subir a marcação. Montamos um plano de jogo e os atletas entenderam muito bem e executaram, por isso, conseguimos sair com a vitória. O nosso aproveitamento foi bom, mas o importante foi que desde o começo do jogo atuamos de maneira forte, equilibrando na intensidade, pois estávamos cientes que poderíamos ter superioridade na parte técnica”, comentou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos.

Classificação

Conferência Chuí
1º) Brusque/ARADEFE (03 vitórias)
2º) APAB/Blumenau (02 vitórias e 01 derrota)
3º) Basket Osasco (02 vitórias e 02 derrota)
4º) AZ Araraquara (01 vitória e 03 derrotas)
5º) EC Vitória (02 derrotas)

Conferência Cadum
1º) Basquete Santos (02 vitórias)
2º) Cruzeiro Basquete (02 vitórias)
3º) Liga Sorocabana de Basquete (01 vitória e 01 derrota)
4º) Praia Clube/Gabarito (01 vitória e 01 derrota)
5º) Basquete Pinda (04 derrotas)

A fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 prossegue nesta sexta-feira (17 de março), com o duelo isolado entre Praia Clube/Gabarito e Liga Sorocabana de Basquete, às 19h (de Brasília), no G3 do Praia Clube, em Uberlândia (MG).