Na segunda rodada, a Seleção Brasileira encara a Sérvia

O Brasil abriu a sua participação na FIBA U19 World Cup 2023, neste sábado (24 de junho), com uma boa vitória diante do Japão, por 94 a 73 (53 a 35 no primeiro tempo), em jogo realizado na Fónix Arena, na cidade de Debrecen, na Hungria.

A equipe brasileira já iniciou o jogo com intensidade nos dois lados da quadra e logo assumiu o comando do marcador, abrindo uma boa vantagem ao final do primeiro quarto. No segundo, o time japonês cresceu de produção e equilíbrio, com a diferença inicial sendo mantida – 31 a 13 (primeiro quarto) e 22 a 22 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o selecionado nacional mais uma vez aumentou o ritmo e controlou as ações e foi superior, fazendo a sua vantagem crescer mais um pouco. Nos dez minutos finais, o Brasil controlou bem a tentativa de recuperação do rival para vencer bem na estreia – 28 a 18 (terceiro quarto) e 13 a 20 (quarto final).

 

Foto: FIBA

 

Os principais pontuadores foram Reynan Santos (22 pontos e 06 rebotes), Lucas Atauri (15 pontos e 03 rebotes) e Samis Calderon (13 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), pelo Brasil; Yuto Kawashima (30 pontos e 03 rebotes) e Tajon Akira Jacobs (09 pontos), em favor do Japão.

“Estreia boa, acho que o time desenvolveu bem dentro das necessidades que vimos que era necessário desenvolver para este Mundial. Saio contente, o time também respeitou o adversário, jogando em um nível alto e duro. Defendendo bem, correndo no contra-ataque. É um campeonato de tiro curto, vamos rever o jogo, analisar o que pode melhorar e já mirar a Sérvia que é nosso próximo adversário, que venceu o Egito, e será um jogo muito duro”, analisou Vitor Galvani, técnico do Brasil.

Na segunda rodada, que ocorre neste domingo (25 de junho), às 07h30 (de Brasília), o Brasil encara a Sérvia.

Forma de disputa: ao todo, 16 países jogam o campeonato. Pelo formato de disputa, são quatro grupos com quatro seleções em cada na fase inicial. Todas avançam para a segunda fase, quando o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, composto por Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: 1º colocado do Grupo C x 4ocolocado do Grupo D, 2º colocado do Grupo C x 3º colocado do Grupo D, 3º colocado do Grupo C x 4º colocado do Grupo D e 4º colocado do Grupo C x 1º colocado do Grupo D. A partir daí, ocorrem as etapas eliminatórias: quartas-de-final, semifinal e a grande final.

Jogos do Brasil

24 de junho: Brasil 94 x 73 Japão
25 de junho: Brasil x Sérvia, às 07h30
27 de junho: Brasil x Egito, às 15h
(*) Todos no horário de Brasília (DF)