A República Tcheca garantiu a primeira colocação no basquete masculino

O Brasil ficou com a medalha de prata na competição de basquete masculino dos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China. A equipe comandada pelo técnico Fernando Pereira chegou a estar à frente do placar na reta final do jogo contra a República Tcheca, mas sofreu a derrota nos segundos finais por 69 a 67, depois de desperdiçar algumas chances de de abrir vantagem, no lotado Fenghuangshan Sports Park Gymnasium.

Foto: Divulgação/CBDU

Contando com uma equipe sub-26, através da parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), o Brasil teve uma campanha invicta na competição até a decisão. Foram cinco triunfos em cinco jogos disputados, incluindo adversários fortes, como Lituânia e China na fase de grupos e Estados Unidos nas semifinais.

Esta foi a 11ª medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Agora, o país acumula cinco pratas e seis bronzes. Considerando todas as edições da antiga Universíade, foi a quinta medalha do Brasil no basquete masculino, a primeira de prata. O país soma um ouro, uma prata e três bronzes.

Os Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2023 deveriam ter acontecido em 2021, mas ocorrem com dois anos de atraso por conta da pandemia de Covid. O evento, que reúne atletas com idade entre 18 e 27 anos em 18 modalidades, acaba nesta terça-feira (08 de agosto).