Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O caminho do Brasil para a Copa do Mundo de 2023, no Japão, Filipinas e Indonésia começará na Argentina, nos dias 26 e 27 de novembro (sexta-feira e sábado). Na quarta-feira (13 de outubro), a Federação Internacional de Basketball (FIBA) definiu que Buenos Aires receberá a primeira ‘janela’ das Eliminatórias das Américas, em formato de bolha. Assim, os dois jogos da Seleção Brasileira, ambos diante do Chile, serão na capital argentina, em horário e local que ainda serão divulgados. A transmissão das partidas também é direito da FIBA e terá sua definição nas próximas semanas.

Os dois jogos irão marcar a estreia do técnico Gustavo De Conti no comando do selecionado nacional. Ele fará a sua primeira convocação para essas duas partidas da janela e falou da importância do começo de trabalho. “Os jogos serão no fim de novembro, mas o trabalho já começou. Feliz em começar a preparar minha primeira convocação, mas ciente da responsabilidade que temos pela frente. Nessas Eliminatórias, cada jogo conta, pois, os resultados são levados para a segunda fase do torneio. Temos que fazer duas partidas seguras, respeitando o Chile, mas sabendo da nossa responsabilidade de vencer ambos e começar bem a competição em Buenos Aires”, disse o comandante.

O Brasil está no Grupo B na primeira fase, ao lado da Colômbia, Uruguai e Chile. Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas, na fase inicial, em quatro chaves com quatro nações, formando os Grupos A, B, C e D. Os jogos são de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis países em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; Grupos B + D formam o Grupo F.

 

Imagem: Divulgação

 

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, composto por Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos mais o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo – 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia sendo as sedes.