Expectativa é de casa cheia em Belém

A Seleção Brasileira Feminina inicia, nesta quinta-feira (08 de fevereiro), às 20h (de Brasília), na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém (PA), contra a Austrália, a luta por uma vaga nos Jogos Olímpico de Paris 2024. O tradicional clássico mundial faz parte da primeira rodada do Pré-olímpico 2024 na sede da capital paraense. E a expectativa é de casa cheia, com quase 11 mil pessoas empurrando o Brasil.

O técnico José Neto, do selecionado nacional, está ciente que vai enfrentar um time muito forte nesta estreia. “Sabemos das dificuldades, da força das outras equipes. Ninguém foi convidado para estar aqui. Todos conquistaram o direito de lutar por essa vaga em Paris. Então, não teremos nenhuma facilidade. Teremos que conquistar”, comentou.

“Mas, acredito que nos preparamos muito bem. E o mínimo que podemos fazer é dar o nosso máximo para agradecer por tudo que foi feito por nós até aqui, pela CBB, pelo Time Brasil, COB e pelo Pará. E brigar por cada bola”, complementou o técnico da Seleção Brasileira.

Foto: Divulgação/CBB

Do outro lado, a Austrália é ‘top 3’ do ranking mundial, por isso, pode ser considerado um adversário duríssimo e talvez o mais forte da chave. Conta com a volta da pivô Lauren Jackson e outros grandes valores. Em 2022, na última FIBA World Cup, a equipe australiana conquistou a medalha de bronze, jogando em Sydney.

E o Brasil não fica para trás. A Seleção vive o seu melhor momento nos últimos oito anos, vem dos títulos seguidos do Sul-americano, FIBA Womens Americup e Jogos Pan-americanos de Santiago. E conta com atletas que estão brilhando internacionalmente, como Kamilla Cardoso, Stephanie Soares, Damiris Dantas, além da experiência de Tainá Paixão, Isabela Ramona, Débora da Costa e da capitã Érika de Souza.

“Estamos muito confiantes em fazer um grande Pré-olímpico. O momento da equipe é muito bom, e sabemos do que somos capazes. Tudo foi feito, agora é entrar em quadra e dar o nosso melhor – citou Kamilla Cardoso, Jogadora Mais Valiosa (MVP) da AmeriCup e integrante do ‘quinteto ideal’ do último Pré-mundial.

Na abertura da rodada inicial, às 17h (de Brasília), jogam Alemanha e Sérvia, no mesmo local.

Seleção Brasileira: 03. Isabela Ramona, 06. Vanessa “Sassa” Gonçalves, 08. Tainá Paixão, 10. Kamilla Soares, 12. Damiris Dantas, 14. Érika de Souza, 15. Licinara Bispo, 16. Leila Zabani, 17. Carina “Cacá” Martins, 18. Débora Costa (Sesi Araraquara), 22. Vitória Marcelino (Sesi Araraquara) e 24. Stephanie Soares (Dallas Wings-EUA)

Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), José Neto (técnico), João Camargo e Virgil Lopez (assistentes técnicos), Diego Falcão (preparador físico), Isabel Cristina, Ariane Lopes e Jordana Reis (fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Teixeira (médicos), Manoella Marques (psicóloga), Juliana Bouvie (massoterapeuta), Bruno Pena Couto (analista de desempenho), Ricardo Borin (preparador mental) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)

Tabela

08 de fevereiro (quinta-feira)
17h: Alemanha x Sérvia
20h: Brasil x Austrália

10 de fevereiro (sábado)
17h: Austrália x Alemanha
20h: Brasil x Sérvia

11 de fevereiro (domingo)
17h: Sérvia x Austrália
20h: Brasil x Alemanha
(*) Todos no horário de Brasília (DF)