Equipe feminina sofre derrota dolorosa para os Estados Unidos, enquanto o masculino é superado por Porto Rico

As Seleções Brasileiras de Basquete 3×3 fecharam a participação na FIBA 3×3 AmeriCup 2023, neste domingo (03 de dezembro), em San Juan, Porto Rico. Os dois selecionados nacionais ficaram com o vice-campeonato.

Foto: FIBA

A equipe feminina venceu dois compromissos antes de se garantir na decisão: Jamaica (18 a 15), nas quartas-de-final, e Chile (18 a 14), na semifinal. Na finalíssima, a equipe nacional que vinha com 100% de aproveitamento perdeu para os Estados Unidos (21 a 20) de forma inacreditável, pois vinha liderando o marcador com vantagem, mas na parte final do jogo parou de pontuar e permitiu a recuperação norte-americana, que venceu pela vantagem mínima graças a bola certeira de Dearica Marie Hamby literalmente no estouro do cromômero. Uma derrota dolorosa, mas que ao menos garantiu a equipe nacional no Pré-olímpico.

Seleção Brasileira Feminina: Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete-MA), Kawanni Firmino (Praia Clube-MG), Luana Batista (Praia Clube-MG) e Vitória Marcelino (Sesi Araraquara). Treinadora: Rafaella Bauerfeldt

Foto: FIBA

Já a equipe brasileira masculina também venceu os dois jogos eliminatórios e se garantiu na decisão: Canadá (16 a 15), nas quartas-de-final, e República Dominicana (21 a 12), na semifinal. Na finalíssima, a equipe brasileira entrou mole e demorou a acordar. Com isso, Porto Rico aproveitou para assumir o comando do marcador e abrir vantagem. Na parte final do jogo, o Brasil cresceu e diminuiu a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo no momento decisivo (18 a 14).

Seleção Brasileira Masculina: William Weihermann (Praia Clube-MG), Jonatas Mello (Praia Clube-MG), Leonardo Branquinho (Praia Clube-MG) e Jefferson Socas (Praia Clube-MG). Treinador: Luca Carvalho