Selecionado nacional precisa ganhar dos Estados Unidos na última rodada das Eliminatórias para se garantir na Copa do Mundo

O Brasil enfrenta os Estados Unidos, neste domingo (26 de fevereiro), às 21h10 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS), pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A partida decisiva terá transmissão ao vivo pela ESPN e Star Plus.

Foto: CBB

E a Seleção Brasileira não tem escolha: é vencer ou vencer. “Teremos um jogo difícil pela frente, e sempre pensando em frente. Porto Rico já foi, agora nosso pensamento é apenas em vencer os Estados Unidos. Sabemos a dificuldade que será, mas a cidade nos recebeu bem demais, respira basquete e vamos com força para a vitória”, disse o técnico Gustavo De Conti.

Quarto colocado no Grupo F, com sete vitórias e quatro derrotas, o Brasil realiza a mesma campanha que México e Porto Rico, mas leva desvantagem nos critérios de desempates. Pelo formato de disputa, os três melhores do Grupo E, mais os três melhores do Grupo F, além do quarto melhor geral, garantem vaga na Copa do Mundo. No cenário, o Brasil se classifica sem depender de ninguém caso vença os Estados Unidos. Nessa lógica, teria no mínimo a quarta melhor campanha entre os Grupo E e F. Porém, caso o Uruguai vença o México e Porto Rico ganhe da Colômbia, o Brasil garante mesmo com derrota para os norte-americanos.

“É claro que a gente queria ter resolvido logo e se classificado diante de Porto Rico. Mas não há tempo para lamentar. Tivemos dois dias para treinar e só depende de nós. Esse grupo já esteve contra a parede nessas Eliminatórias e deu a resposta. Vamos jogar para vencer e se e classificar” relatou o lateral Léo Meindl.

A última rodada chega apenas com duas das sete vagas definidas para Estados Unidos e Canadá. A Argentina pega a República Dominicana em casa e precisa da vitória para ir à Copa do Mundo. Já México, Porto Rico, Venezuela, entre outros, vivem situação similar, assim como na Europa.

Os Estados Unidos já estão classificados após a vitória sobre o Uruguai na última rodada. O time começou mal e perdendo, mas conseguiu a virada. Do time que perdeu para o Brasil em Washington, em novembro, apenas quatro atletas estão com o elenco, com destaque para o veterano Galloway.