Em jogo eletrizante e polêmico, Seleção se recupera bem no segundo tempo, mas não consegue o comando do placar

A Seleção Brasileira Feminina foi superada pela Austrália, na noite de quinta-feira (08 de fevereiro, por 60 a 55 (33 a 23 no primeiro tempo), em jogo válido pela primeira rodada da Sede de Belém do Pré-olímpico 2024, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho).

O selecionado australiano começou melhor o jogo e ficou na frente nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do placar e desgarrando. Mas, o técnico José Neto acertou o conjunto brasileiro no vestiário, visto que a equipe nacional voltou com outra pegada para o terceiro quarto, colocando a torcida paraense no jogo. Com isso, dominou as ações e tirou toda a diferença aberta pelo rival.

O período final foi eletrizante, com Brasil e Austrália se alternando no comando do marcador e lutando pelo resultado positivo. Neste momento, a mesa de controle cometeu um erro infantil ao creditar um arremesso visivelmente de dois pontos, como se fosse uma bola de três pontos, aumentando erroneamente a pontuação australiana em um ponto. Isso fez a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) acionar o seu departamento jurídico, pois essa situação configura “erro de direito” (Nota Oficial) – 19 a 16 (primeiro quarto), 14 a 07 (segundo quarto), 16 a 24 (terceiro quarto) e 11 a 08 (quarto final).

“A Austrália tem um dos melhores times do mundo e uma das melhores técnicas do mundo. Um time que roda muito bem a bola e que dá dificuldades para qualquer um. É dia de viver o luto, pois tínhamos chances de vencer, mas é preciso virar logo a página para seguirmos adiante no torneio, pois mostramos que podemos enfrentar qualquer um”, comentou o técnico José Neto.

“Melhoramos muito nos dois últimos períodos, o time se recompôs e tivemos muitas qualidades. É melhorar onde erramos para podermos brigar por essa vaga na decisão de sábado”, completou a lateral Leila Zabani, do selecionado nacional.

O resultado negativo inicial não tira o Brasil da briga pela vaga olímpica. No primeiro jogo, a Alemanha venceu a Sérvia (73 a 66) e lidera o grupo no saldo de cestas. No sábado (10 de fevereiro), às 20h (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a Sérvia. E mais cedo a Alemanha duela contra a Austrália, às 17h (de Brasília).

Foto: FIBA

As atletas mais efetivas do Brasil foram Damiris Dantas (11 pontos e 04 rebotes), Leila Zabani (10 pontos e 02 rebotes) e Kamilla Soares (09 pontos, 04 rebotes e 04 assistências). Pela equipe australiana, o destaque foi Ezi Magbegor, com 18 pontos e 07 rebotes.

Seleção Brasileira: 03. Isabela Ramona, 06. Vanessa “Sassa” Gonçalves, 08. Tainá Paixão, 10. Kamilla Soares, 12. Damiris Dantas, 14. Érika de Souza, 15. Licinara Bispo, 16. Leila Zabani, 17. Carina “Cacá” Martins, 18. Débora Costa, 22. Vitória Marcelino (Sesi Araraquara) e 24. Stephanie Soares

Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), José Neto (técnico), João Camargo e Virgil Lopez (assistentes técnicos), Diego Falcão (preparador físico), Isabel Cristina, Ariane Lopes e Jordana Reis (fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Teixeira (médicos), Manoella Marques (psicóloga), Juliana Bouvie (massoterapeuta), Bruno Pena Couto (analista de desempenho), Ricardo Borin (preparador mental) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)

Tabela

08 de fevereiro (quinta-feira)
Alemanha 73 x 66 Sérvia
Brasil 55 x 60 Austrália

10 de fevereiro (sábado)
17h: Austrália x Alemanha
20h: Brasil x Sérvia

11 de fevereiro (domingo)
17h: Sérvia x Austrália
20h: Brasil x Alemanha
(*) Todos no horário de Brasília (DF)