Na semifinal, o selecionado nacional vai encarar Porto Rico

A Seleção Brasileira derrotou o anfitrião México com autoridade, por 83 a 61 (38 a 33 no primeiro tempo), pelas quartas-de-final da FIBA Womens Americup 2023, disputada na sexta-feira (07 de julho), no Domo de la Feria, na cidade e León, no México. Na semifinal, a equipe nacional vai encarar Porto Rico.

O Brasil esteve sempre na frente, com vantagem não tão extensas nos dois períodos iniciais. Na volta do intervalo, o time comandado pelo técnico José Neto viveu o seu melhor momento n a partida, conseguindo um grande rendimento nos dois lados da quadra, fazendo a diferença crescer bastante. Nos dez minutos finais, o selecionado nacional seguiu na frente para confirmar a boa vitória e se garantir na semifinal – 19 a 18 (primeiro quarto), 19 a 15 (segundo quarto), 23 a 08 (terceiro quarto) e 22 a 20 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Rapha Monteiro (14 pontos) e Isabela Ramona (11 pontos), pelo Brasil; Katia Gallegos (12 pontos e 03 rebotes) e Jacqueline Luna (12pontos), em favor do México.

“Pelo terceiro torneio seguido desde que começamos o trabalho chegamos na semifinal da AmeriCup, o que é muito bom, mas das outras vezes acabamos ficando, e agora queremos dar mais um passo, indo para a decisão. É sempre difícil jogar contra o time da casa, que veio com um espírito muito forte, mas conseguimos controlar e avançar à semifinal”, comentou o técnico José Neto, do selecionado nacional.

 

Foto: FIBA

 

Os demais resultados das quartas-de-final foram esses: Estados Unidos x Colômbia, Porto Rico 89 x 86 Venezuela e Canadá 68 x 60 Argentina.

As semifinais, que ocorrem neste sábado (08 de julho), no mesmo local, ficaram assim: Brasil x Porto Rico (20h40) e Canadá x Estados Unidos (23h10) – no horário de Brasília (DF).

Formato de disputa: Os ganhadores da semifinal jogam a grande final. A FIBA Womens AmeriCup 2023 dá ao campeão uma vaga direta para o Pré-olímpico Mundial. O segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto colocados vão para o Pré-olímpico das Américas, uma etapa anterior à disputa mundial.

Jogos do Brasil

1º de julho (sábado): Brasil 92 x 53 Cuba
02 de julho (domingo): Brasil 90 x 76 Venezuela
03 de julho (segunda-feira): Brasil 56 x 55 Argentina
04 de julho (terça-feira): Brasil 67 x 54 Estados Unidos
07 de julho (sexta-feira): Brasil 83 x 61 México- quartas-de-final
08 de julho (sábado): Brasil x Porto Rico, às 20h40 (de Brasília) – semifinal