Agora, o selecionado nacional terá o Canadá e a Letônia pela frente

O Brasil garantiu a vaga na segunda fase da FIBA World Cup 2023 ao derrotar a Costa do Marfim, nesta quarta-feira (30 de agosto), por 89 a 77 (50 a 46 no primeiro tempo), na Arena Indonésia, em Jacarta, capital da Indonésia, na terceira e última rodada da fase inicial. Com isso, o selecionado nacional garantiu a segunda colocação do Grupo G, contabilizando duas vitórias e uma derrota.

O jogo foi nervoso, por estar valendo uma vaga na etapa seguinte e isso provocou muitos altos e baixos por parte dos dois selecionados, motivados em grande parte pelo lado emocional. O time marfinense equilibrou bastante as ações no primeiro quarto, conseguindo terminar na frente, mas o Brasil se recuperou já no segundo, assumindo o comando do marcador, com Yago Mateus e Tim Soares ditando o ritmo brasileiro – 23 a 25 (primeiro quarto) e 27 a 21 (segundo quarto).

Foto: FIBA

Na volta do intervalo, o terceiro quarto foi de alternâncias, com o Brasil crescendo e chegando a estar 13 pontos na frente, mas permitindo na sequência que a Costa do Marfim se recuperasse e encostasse no placar, graças aos arremessos de três pontos – a equipe brasileira se descontrolou um pouco quando Yago acusou uma contusão e precisou sair de quadra. Nos dez minutos finais, mesmo perdendo Leo Meindl e Tim Soares com cinco faltas, a Seleção Brasileira fez escolhas boas no ataque, contou com arremessos forçados e desperdiçados de longa distância do representante africado e teve as individualidades de Georginho de Paula, Bruno Caboclo, Marcelinho Huertas e Yago, que voltou, aparecendo bem para desgarrar e fechar positivamente a partida – 20 a 19 (terceiro quarto) e 19 a 12 (quarto final).

Seleção Brasileira: 02. Yago Mateus (24 pontos, 04 rebotes e 12 assistências – double-double), 06. Cristiano Felício (06 pontos e 04 rebotes), 08. Vitor Benite (02 pontos), 09. Marcelo Huertas (03 pontos e 04 assistências), 10. Tim Soares (15 pontos, 06 rebotes e 02 bloqueios), 11. Gui Santos (07 pontos e 06 rebotes), 14. Leonardo Meindl (07 pontos e 06 rebotes), 23. Felipe dos Anjos, 32. Georginho de Paula (13 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), 50. Bruno Caboclo (12 pontos e 08 rebotes) e 99. Lucas Dias (01 rebote e 03 assistências). Técnico Gustavo De Conti.

Os destaques da Costa do Marfim foram Cédric Bah (13 pontos e 13 rebotes – double-double) e Solo Diabate (12 pontos, 03 rebotes e 03 assistências).

“Um jogo muito duro, físico, onde tivemos dificuldade nos rebotes no primeiro tempo. E que acabamos correndo demais também. No último quarto, conseguimos controlar a bola, acertamos a defesa e confirmamos a vitória”, comentou o técnico Gustavo De Conti, do selecionado nacional.

No fechamento do Grupo G, a primeira colocada Espanha passou pelo eliminado Irã, por 85 a 65.

Foto: FIBA

Estão garantidos na fase seguinte da FIBA World Cup 2023: República Dominicana e Itália (Grupo A); Sérvia e Porto Rico (Grupo B); Estados Unidos e Grécia (Grupo C), Lituânia e Montenegro (Grupo D), Alemanha e Austrália (Grupo E); Eslovênia e Geórgia (Grupo F); Espanha e Brasil (Grupo G); Canadá e Letônia (Grupo H).

Na segunda fase, o Brasil vai integrar o Grupo L, que conta ainda com Espanha, Canadá e Letônia. A classificação, trazendo os resultados obtidos da primeira fase, começa assim: 1º) Canadá e Espanha (03 vitórias), 3º) Brasil e Letônia (02 vitórias e 01 derrota).

Tabela
26 de agosto (sábado): Brasil 100 x 59 Irã
28 de agosto (segunda-feira): Brasil 96 x 78 Espanha
30 de agosto (quarta-feira): Brasil 89 x 77 Costa do Marfim

1º de setembro (sexta-feira): Brasil x Canadá, às 10h45
03 de setembro (domingo): Brasil x Letônia, às 06h45
(*) Horário de Brasília (DF)

Forma de disputa: Na segunda fase, o Brasil realiza dois jogos, contra os times que não enfrentou na etapa inicial – Canadá e Letônia. Na formação do novo grupo, as nações trazem os resultados obtidos na primeira fase. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Depois, ocorrem a fase semifinal e a grande final.