Selecionado nacional encara Austrália, Sérvia e Alemanha em Belém (PA)

A Seleção Brasileira feminina conheceu, nesta quinta-feira (05 de outubro), os seus adversários no Pré-Olímpico, disputa classificatória aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 08 a 11 de fevereiro de 2024. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha.

Dentro do regulamento Federação Internacional de Basketball (FIBA), o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha sua participação contra a Alemanha. Os horários e dias exatos dos jogos ainda serão divulgados pela Federação Internacional de Basketball (FIBA).

“Primeiro, que são as 16 melhores equipes do mundo, então, ninguém está ali por acaso. Chega ali por mérito. Não é uma disputa por escolha. Qualquer grupo que caíssemos seria muito difícil. Esse nosso, primeiro por ter dois europeus, é um grupo ainda mais forte, somando com a Austrália, que estava no pote 1, terceira no ranking mundial. São três equipes muito fortes, a Alemanha é a primeira vez, ficou em sexto no Europeu e ganhou essa chance de jogar uma Olimpíada, lembrando que o próximo Mundial feminino será na Alemanha. Então, um grupo muito difícil, mas acredito na possibilidade de classificar para a Olimpíada”, analisou o técnico da Seleção, José Neto.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo, em turno único. Os três melhores de cada chave se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e Estados Unidos terão dois classificados mais os selecionados francês e norte-americano, anfitrião e atual campeão mundial, respectivamente, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas ainda assim jogam os Pré-Olímpicos.

Os jogos da sede brasileira acontecerão na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém (PA). Sopron, na Hungria, Antuérpia, na Bélgica, e uma cidade a ser definida na China, também receberão os outros três Pré-Olímpicos, no mesmo período, de onde sairão todos os classificados para o naipe feminino nos Jogos Olímpicos.

Belém: Brasil, Alemanha, Sérvia e Austrália
China (cidade a definir): Américas 2, China, Nova Zelândia e França
Antuérpia: Senegal, Estados Unidos, Bélgica e Nigéria
Sopron: Espanha, Hungria, Américas 1 e Japão