Selecionado nacional feminino terá pela frente: Colômbia, Uruguai e Chile

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Feminina já conhece os seus adversários na fase inicial do Campeonato Sul-americano Adulto Feminino 2022, que será jogado de 1º a 06 de agosto, em San Luis, na Argentina. No sorteio realizado na sexta-feira (15 de julho) ficou definido que o selecionado nacional vai integrar o Grupo B, ao lado da Colômbia, Uruguai e do Chile. O Grupo A contará com a anfitriã Argentina e mais Paraguai, Venezuela e Equador.

De acordo com o sistema de disputa, as equipes jogam entre si, em turno único e dentro de suas respectivas chaves. E, os dois primeiros de cada grupo avança para a semifinal.

“O Sul-americano é uma competição importante para nós, pois é a porta de entrada para o caminho rumo à Paris. Sendo assim, vamos construir este caminho pautado na aplicação da proposta de jogo que estamos trabalhando desde 2019. Acredito que desta maneira podemos atingir os objetivos propostos para todas as competições durante este caminho. Vamos para a Argentina para brigar pelo título da competição. Este vai ser o foco desta primeira etapa”, comentou o técnico José Neto.

O time brasileiro se apresenta em Salto (SP), na terça-feira (19 de julho), para dar início a sua preparação, visando à competição sul-americana. O grupo, que inicialmente conta com 19 jogadoras, treina até o dia 30 de julho, quando embarca para solo argentino, já com as 12 atletas que disputam o Campeonato Sul-americano Adulto Feminino 2022.

A convocação conta com boa parte da base da equipe que disputou o Pré-Mundial, em Belgrado, com nomes como Débora Costa, Alana Gonçalo, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Patty Teixeira, Mariane Carvalho, Rapha Monteiro, Stephanie Soares, Érika de Souza, Aline Moura e Kamilla Soares. A lista também tem o retorno da experiente pivô Clarissa dos Santos. E conta com outras atletas que têm se destacado nesta Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022: Carina “Cacá” Martins, Maria Albiero, Gabriella “Sossô” Soares, Leila Zabani, Vanessa “Sassá” Gonçalves, Emanuely de Oliveira e Letícia Josefino.

Jogos do Brasil

1º de agosto (segunda-feira): Brasil x Colômbia
02 de agosto (terça-feira): Brasil x Uruguai
03 de agosto (quarta-feira): Brasil x Chile
05 de agosto (sexta-feira): Semifinais
06 de agosto (sábado): Final
(*) Os horários ainda não foram definidos