Bronze fica com Basket São José

O Basquete Feminino Blumenau é heptacampeã estadual após vencer o Campeonato Catarinense Feminino 2023. O título da temporada foi conquistado na vitória sobre o Salesiano de Itajaí por 77 a 32 diante de sua torcida de mais de 500 pessoas, no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC), na tarde de sábado (18 de novembro), durante as Finais do Catarinense 2023 que uniu os dois naipes em um mesmo evento.

O bronze ficou com o Basket São José, que venceu o AJBF Joinville por 66 a 58, na manhã de sábado. O time da Grande Florianópolis também teve a destaque e cestinha do Campeonato, Monike Gonçalves (205 pontos).

O Basquete Feminino Blumenau é a maior hegemonia no basquete catarinense da atualidade. A equipe não perde no estado desde 2016, na decisão do Catarinense daquele ano. Nos 28 anos desde a criação da Federação Catarinense de Basketball em 1995, a cidade de Blumenau levou 22 títulos, um legado que foi relembrado pela técnica Bruna Rodrigues ao fim da partida.

Foto: Victor Guião/Virtus Produtora

“Muito feliz pelo resultado, pelo que elas estão construindo, são atletas novas, queríamos dar oportunidades para atletas que trouxemos de fora e para as nossas, dando oportunidade a elas e, com isso, trabalharam de uma forma espetacular, trabalharam e se desenvolveram para isso. Tiveram muita confiança e êxito para ganhar o jogo. Essa é uma hegemonia construída com muitas mãos, vem lá de trás com o técnico Álvaro Portugal, que inclusive está aqui assistindo, depois o João Camargo, então me sinto feliz de poder continuar isso”, falou a técnica Bruna Rodrigues.

A premiação também contou com uma homenagem da Federação Catarinense de Basketball (FCB) à Mariana Camargo, atleta que anunciou aposentadoria das quadras neste ano, após a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF). O registro da atleta na FCB data do ano de 1998, ou seja, foram 25 anos de uma carreira ligada ao basquete catarinense.

A ex-atleta recebeu uma placa com os dizeres: “É com grande orgulho que a Federação Catarinense de Basketball homenageia uma carreira tão vitoriosa em quadra. Que seus novos passos fora dela engrandeçam o basquete de Santa Catarina tanto quanto você fez como atleta.”

Catarinense 2023 trouxe novidades
A edição de 2023 do Campeonato Catarinense trouxe diversas novidades desde sua abertura até o encerramento. Todos os 70 jogos foram transmitidos (24 do feminino e 46 do masculino), além da aproximação dos naipes para unir forças. Ter os eventos de abertura, em agosto, e o Final Four, em novembro, na mesma sede mostra que é possível fortalecer o basquete em sua totalidade.

“Foi uma linda festa neste palco que é o Galegão, ficamos muito felizes com todo esse retorno do público que compareceu e aproveitou esse momento conosco ao longo dos três dias. Mostrou a força do nosso basquete no Feminino e no Masculino, juntando ambos para promover um grande evento que celebra uma bela temporada dentro e fora de quadra”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.

Além disso, parcerias com a NSC, por meio do Basquete Transforma, e veículos de mídia especializados, como Clube do Basquete Podcast e Live Basketball BR, levaram o basquete catarinense a vários lugares.

O Campeonato Catarinense Feminino 2023 contou com cinco equipes inscritas e 79 atletas disputando as 24 partidas da competição. A realização foi da Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.

Classificação: 1º) Unisociesc/BF Blumenau, 2º) Salesiano/ABI/FMEL Itajaí, 3º) Basket São José, 4º) AJBF Sesporte Joinville

Destaque: Monike Silva (São José)
Cestinha: Monike Silva (São José), com 205 pontos