São Paulo FC ganha com emoção e também se classifica

O Bauru Basket (SP) garantiu presença nas quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o CA Paulistano (SP), neste sábado (03 de maio), no tempo extra, por 85 a 80 (79 a 79 no tempo normal e 40 a 36 no primeiro tempo), no quinto e decisivo jogo da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final, disputado no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Desta forma, o Dragão fechou a acirrada disputa, com três vitórias e duas derrotas.

Foto: Thiago Moreno/Bauru Basket

O jogo teve várias trocas no comando dos quartos. No primeiro tempo, o time visitante começou na frente, mas o mandante reagiu no segundo. Já na volta do intervalo, quem levou vantagem foi o Bauru Basket, mas o CA Paulistano reagiu nos dez minutos finais e deixou tudo igual. Com esse panorama veio o tempo extra e o Dragão conseguiu um melhor rendimento e garantiu o resultado positivo com muita emoção neste acirrado confronto – 25 a 28 (primeiro quarto), 15 a 08 (segundo quarto), 17 a 14 (terceiro quarto), 12 a 19 (quarto final) e 16 a 11 (tempo extra).

Os principais nomes do Bauru Basket foram o norte-americano Dontrell Brite (28 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Alex “Brabo” Garcia (20 pontos, 03 rebotes e 07 assistências). Em favor do CA Paulistano: o argentino Santiago Ferreyra (15 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), Kevin Crescenzi (11 pontos, 05 assistências e 03 bolas recuperadas), Lucas Doria (11 pontos e 04 rebotes) e Brunão Cardoso (11 pontos e 05 rebotes).

“Acho que essa série foi a mais difícil da minha carreira, porque fazíamos tudo certo e os caras (do CA Paulistano) ficavam matando bolas demais, foi sempre uma briga. Mas foi uma série boa demais. Mas, graças a Deus, saímos com a vitória e vamos para as quartas. O Jaú me deu mais responsabilidades nessa temporada, o time está montado para meu estilo de jogo, pessoal me procura, consigo jogar pela lateral também ou por dentro de quadra. Esse é o time mais perfeito que já joguei, estão me ajudando muito”, declarou o armador norte-americano Dontrell Brite, do Bauru Basket.

“Muitas emoções agora, mas primeiro gostaria de dar os parabéns para o Bauru, que jogou firme, forte. Tenho muito orgulho do nosso time, porque foi uma série dura, ninguém esperava que fizéssemos uma série tão dura assim contra eles, só nós. Estou orgulhoso do nosso grupo, apesar da derrota. Foi um jogo muito bom e muito pegado. É sempre difícil acabar a temporada assim, mas estou orgulhoso do nosso esforço nessa temporada. Dá para ver nesse jogo, vários jovens conseguindo entregar muita qualidade, todos os dias os vejo trabalhando duro, entregando coisas novas, mais uma vez mostraram seu valor”, comentou o lateral Kevin Crescenzi, do CA Paulistano.

O São Paulo FC (SP) também se qualificou ao suplantar o Brasília Basquete (DF), no prolongamento, com emoção, na prorrogação, por 78 a 77 (62 a 62 no tempo normal e 26 a 36 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (MorumBis), na cidade de São Paulo (SP). Com isso, o Tricolor concluiu a série com três vitórias e uma derrota.

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Durante os 40 minutos o jogo foi marcado pelas alternâncias, com o time do Distrito Federal levando vantagem no primeiro tempo. Já nos dois períodos finais, foi a vez de a equipe paulista crescer de produção e deixar tudo igual. No tempo extra, tudo indicava uma vitória do Brasília Basquete por vantagem mínima, mas um arremesso um arremesso certeiro de Ricardo “The Killer” Fischer no segundo final conduziu o São Paulo FC ao comando do placar para vencer e se qualificar – 14 a 19 (primeiro quarto), 12 a 18 (segundo quarto), 16 a 11 (terceiro quarto), 20 a 14 (quarto final) e 16 a 15 (prolongamento).

Os máximos anotadores do São Paulo FC foram Ricardo “The Killer” Fischer (20 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e Henrique Coelho (16 pontos e 09 rebotes). Pelo Brasília Basquete: Luiz “Gemadinha” Sacco (18 pontos, 09 rebotes e 05 assistências) e Guilherme Magna (16 pontos, 03 rebotes e 05 assistências).

“Foi um jogo digno de playoffs. Essa série foi muito dura, muito física e, realmente, foi nos detalhes e, felizmente, conseguimos passar. Agora é curtir o momento hoje e amanhã já pensar no Bauru, que vai ser uma série física e longa. É um time que está com uns candidatos ao MVP (Dontrell Brite), tem o Alex (Garcia), que sabe o caminho das vitórias. Sabemos da dificuldade de jogar lá em Bauru e espero uma série muito dura e longa”, afirmou Ricardo Fischer, armador do São Paulo FC.

A série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final será complementada neste domingo (04 de maio), com a partida entre EC Pinheiros e Unifacisa, às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).