EC Pinheiros vence mais uma, com recorde de Tico Faria nas assistências

A segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2023), na sede de São José dos Campos (SP), teve sequência nesta sexta-feira (21 de julho), no ginásio Teatrão, com mais seis jogos. Destaque para as vitórias do Bauru Basket e do Minas Tênis Clube, além da manutenção da invencibilidade do EC Pinheiros, que obteve êxito no seu compromisso com recorde de Tico Faria nas assistências.

Mogi decisivo
Da mesma forma que no dia anterior, o jogo que abriu essa rodada foi um duelo emocionante. O Mogi Basquete protagonizou um grande embate contra a equipe do Praia Clube/Gabarito, decidido nos segundos finais, com emoção até o cronômetro estourar, e levou o duelo por 63 a 61. Com isso, a equipe mogiana chegou a quatro vitórias em sete jogos e ainda sonha com a classificação.

O grande pontuador da equipe paulista foi Barry, com 15 pontos, cinco rebotes e três assistências, mas também vale o destaque para JV Martins, ala do Mogi, que conseguiu sete pontos, 10 rebotes e 13 de eficiência. Pelo lado do Praia Clube, Mencarini, armador do Praia e o cestinha da LDB, terminou com 26 pontos.

Próximos jogos: Mogi das Cruzes Basquete x Basquete Cearense (10h45) e CR Flamengo x Praia Clube/Gabarito (13h)

Pinheiros imbatível
O dono da melhor campanha no Grupo B conquistou mais uma grande vitória para se isolar no topo da tabela. O EC Pinheiros venceu o Cerrado Basquete, por 101 a 46, com um grande destaque coletivo, mas o brilho do duelo ficou nas mãos de Tiago Faria, armador pinheirense, que quebrou o recorde histórico de assistências da LDB. Tico finalizou o embate com 18 assistências, superando a marca anterior de 16, que pertencia à Gegê Chala.

“Essa marca é impressionante, mas só aconteceu graças ao time. Eles acertaram tudo, mataram todas as bolas, eu só ajudei com os passes. Esse foi mais um jogo coletivo, do time todo, sei que podemos buscar mais um título, acredito no elenco”, disse Tico Faria.

Além das 18 assistências, o camisa 1 também terminou com 11 pontos e 28 de eficiência. Junto com ele, outro bom destaque da equipe da capital paulista foi o armador Capela, com 15 pontos e três assistências, e o ala Yan Djalo, com 22 pontos, seis rebotes e oito roubos de bola. Pelo lado do Cerrado, Pyerri, com 15 pontos 10 rebotes e 19 de eficiência, foi o grande cestinha.

Próximos jogos: EC Pinheiros x Unifacisa/Sport (08h30) e 15h15 – Bauru Basket x Cerrado Basquete (15h15)

Unifacisa/Sport quer a vaga
A Unifacisa/Sport conquistou uma bela vitória sobre o CR Flamengo, por 60 a 43. O duelo foi muito equilibrado, com as duas equipes se entregando o tempo inteiro para buscar a vitória, porém, o grande fator decisivo para a equipe de Campina Grande levar a vitória para a casa foi sua consistência decisiva e domínio dentro do garrafão.

“Nossa equipe está fazendo história. Estamos lutando muito, buscando essa classificação apesar de todas as adversidades. Tem muita gente boa nesse time, tenho certeza que após a LDB vários vão integrar o elenco principal da Unifacisa, o que estamos fazendo aqui é histórico”, disse Lucas Rocha, armador e capitão da equipe paraibana.

Flavin, pivô do time campinense, mais uma vez foi grande destaque da equipe, com incríveis 16 pontos, 16 rebotes e 18 de eficiência. Lucas Rocha, com 12 pontos, quatro rebotes e cinco assistências foi outro destaque individual. Gueirós, ala/armador rubro-negro, terminou com 21 pontos, quatro rebotes e cinco roubos de bola.

Próximos jogos: EC Pinheiros x Unifacisa (08h30) e CR Flamengo x Praia Clube/Gabarito (13h)

Fogão vence
Chegou a primeira vitória do Botafogo FR. A equipe carioca triunfou diante do Basquete Cearense, por 79 a 64. Apesar da ligeira diferença de placar ao final do jogo, o duelo foi extremamente disputado e a equipe botafoguense protagonizou uma grande virada no segundo tempo para sair com o resultado positivo. O bom trabalho coletivo e a marcação pesada na quadra toda foram fatores importantes que acarretaram a vitória do Botafogo.

“Tivemos pouco tempo de preparação na primeira fase, as coisas demoraram para encaixar, não tínhamos o entrosamento necessário, mas agora tudo caminha para ser diferente. A equipe aprendeu a jogar junto, fizemos um jogo acirrado ontem e hoje conquistamos nossa vitória. Vamos lutar para continuar mostrando o nosso nome”, disse Ziggy, armador do Botafogo.

Com três pontos, nove rebotes e assistências, Ziggy foi um dos bons nomes da equipe carioca no jogo, junto com o armador Jordan, que terminou com 21 pontos, nove rebotes e 27 de eficiência. O pivô Samuel, com 11 pontos e 15 rebotes, foi um dos que brilharam pelo lado do Carcará.

Próximos jogos: Mogi das Cruzes Basquete x Basquete Cearense (10h45) e Botafogo FR x Minas Tênis Clube (19h45)

Vai Dragão
Em busca da classificação para a próxima fase, o Bauru Basket conquistou uma importante vitória sobre o BRB/Brasília, por 80 a 60. O bom elenco bauruense teve um jogo coletivo dos dois lados da quadra para levar o seu quarto resultado positivo para casa. Com 39% nas bolas de três pontos e 69% nos arremessos de quadra, o Dragão fez um jogo inteligente e assertivo para levar o duelo.

Gustavo, ala/pivô do Bauru, finalizou com 16 pontos, 17 rebotes e sete assistências, e Hugo, armador da equipe, terminou com 14 pontos, seis rebotes e nove assistências, mas além deles, outros quatro jogadores finalizaram com mais de dois dígitos de pontuação: Osmar (12), Jean (12), Lucas (12) e Bruno (12). Já pelo lado do time de Brasília, o destaque vai para Cadu, que finalizou com 14 pontos e 11 rebotes, e Beller, com 11 pontos e oito rebotes.

Próximos jogos: Bauru Basket x Cerrado Basquete (15h15) e São José Basketball x BRB/Brasília (17h30)

Minas na garra
Num dos melhores duelos da primeira etapa, o Minas Tênis Clube conquistou uma grande vitória sobre o anfitrião São José Basketball, por 71 a 67. A equipe mineira superou o forte elenco joseense e a forte torcida que apoiou em peso o time da casa, num jogo emocionante decidido nos últimos segundos.

“Nós sabemos a força do São José e o que eles podem fazer com a torcida apoiando, mas viemos com uma mentalidade: defesa. Vencemos pela nossa defesa e pelo trabalho do time. Precisávamos vencer para voltar a disputa e fizemos isso, era tudo ou nada”, disse João Prado, armador da equipe minastenista.

Com 11 pontos, 12 rebotes e 23 de eficiência, o maliano N’Tio Diarra foi um dos principais destaques da equipe mineira, que ainda teve o ala Elvis, com 15 pontos e cinco rebotes, como o cestinha do time. Vitor Silvério, ala joseense, com 20 pontos e quatro rebotes foi o maior pontuador da equipe.

Próximos jogos: São José Basketball x BRB/Brasília (17h30) e Botafogo FR x Minas Tênis Clube (19h45)

A competição acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).