Minas Tênis Clube também amplia vantagem na série
O Bauru Basket (SP) abriu dois a zero na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o São Paulo FC (SP), nesta segunda-feira (12 de maio), por 84 a 67 (46 a 31 no primeiro tempo), atuando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), pela segunda rodada.

O Dragão não deu chances e iniciou o duelo em ritmo forte, comandando os dois quartos iniciais. Desta maneira, logo passou a liderar o placar e abriu vantagem. O Bauru Basket continuou na frente nos dois quartos finais, com diferenças pequenas, mas não permitiram a reação do São Paulo FC – 23 a 16 (primeiro quarto), 23 a 15 (segundo quarto), 17 a 16 (terceiro quarto) e 21 a 20 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Bauru Basket foram Pedro Infante (18 pontos) e Alex “Brabo” Garcia (14 pontos, 05 rebotes e 09 assistências). Em favor do São Paulo FC: Ralfi Ansaloni (17 pontos e 04 rebotes) e o norte-americano Corderro Bennett (12 pontos, 06 rebotes e 05 assistências).
“Estou muito feliz, principalmente pela vitória. Sabíamos que eles vinham muito forte para cá, ainda mais depois da derrota no MorumBis. Foi muito importante começar forte, desde o primeiro quarto. Fico muito feliz também pela minha atuação, mas ainda bem que ganhamos, porque não iria adiantar de nada”, afirmou o lateral Pedro Infante, do Bauru Basket.
“Faltou acreditarmos mais na gente. Tínhamos um plano de jogo, que não conseguimos colocar em prática, faltou colocar mais vontade. Jogo de playoff é assim, todo jogo é muito duro. Precisamos estar preparados, mas ainda não acabou. Tem mais um jogo quarta-feira. Agora é acertar os detalhes, ver os vídeos para ver o que erramos e melhorar para o próximo. Vamos vir para lutar até o final para sair com uma vitória daqui”, afirmou o pivô Ralfi Ansaloni, do São Paulo FC.
O terceiro jogo desta série, que pode ser o decisivo, acontece na quarta-feira (14 de maio), às 21h (de Brasília), também no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Um novo resultado positivo garante o Bauru Basket na semifinal.
O Minas Tênis Clube (MG) também aumentou a sua vantagem para dois a zero ao superar o CR Vasco da Gama (RJ), por 86 a 76 (38 a 27 no primeiro tempo), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG). O time mineiro começou bem e liderou os dois quartos iniciais, fechando o primeiro tempo na frente e com vantagem. Na volta do intervalo, o CR Vasco da Gama cresceu e encostou ao final do terceiro período, mas o Minas Tênis Clube retomou seu melhor ritmo nos dez minutos finais para vencer em casa – 18 a 11 (primeiro quarto), 20 a 16 (segundo quarto), 20 a 30 (terceiro quarto) e 28 a 19 (quarto final).

Os principais anotadores do Minas Tênis Clube foram o argentino Franco Baralle (23 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Wini Silva (20 pontos e 08 rebotes). Pelo CR Vasco da Gama: Matheus Eugeniuz (16 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 02 bloqueios) e Rafael Paulichi (16 pontos, 11 rebotes e 03 bloqueios – double-double).
“Hoje foi comigo, mas sempre tem alguém que se destaca. A essência de um time que nos fez ficar em primeiro lugar na temporada. Tive muitas lesões nessa temporada, foi muito difícil para mim, tentei chegar da melhor maneira física e mentalmente para os playoffs. Estou dando tudo agora na parte mais importante. Tem dias que a bola não vai cair, aí tenho que colocar o foco no que poderei ajudar o time, não só pontuando. O mais importante é que ganhamos, está dois a zero. E já temos que pensar no próximo jogo”, comentou Franco Baralle, armador do Minas Tênis Clube.
“Foi visível, o mental predomina nesse nível. São equipes que jogam um basquete muito parecido, mas acho que Minas é inteligente de usar o mental a seu favor. Vem sendo visível nesses dois jogos erros de passes, erros primários, contra a equipe do Minas, não podemos ter esses erros, pois eles capitalizam isso em pontos muito rapidamente, seja em transição ou na qualidade individual. Precisamos melhorar esses fundamentos básicos para poder vencer o jogo três”, refletiu Marquinhos, lateral do CR Vasco da Gama.
O terceiro confronto desta disputa será realizado na quarta-feira (14 de maio), às 19h (de Brasília), novamente na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG). Outra vitória coloca o Minas Tênis Clube na semifinal.
A segunda rodada será completada nesta terça-feira (13 de maio), com mais dois jogos: Sesi Franca Basquete x EC Pinheiros, às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); CR Flamengo x SC Corinthians Paulista, às 20h15 (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).