São Paulo FC estreia bem. Oscar/São José Basketball e Cerrado Basquete se reabilitam

O Basquete Unifacisa-PB alcançou a segunda vitória no turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 ao derrotar o BRB/Brasília-DF, nesta segunda-feira (17 de outubro), por 84 a 71 (45 a 39 no primeiro tempo), atuando na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB). Com este resultado, o time comandado pelo técnico Cesar Guidetti segue com 100% de aproveitamento.

Foto: Gabriella Tayane/Basquete Unifacisa

No primeiro tempo, cada time dominou um período, mas a equipe da casa foi mais eficiente e ficou na frente. Na volta do intervalo, o Basquete Unifacisa voltou a ficar na frente e aumentou a vantagem, que foi bem administrada nos dez minutos finais – 28 a 19 (primeiro quarto), 17 a 20 (segundo quarto), 21 a 14 (terceiro quarto) e 18 a 18 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Antonio Jr (15 pontos e 04 rebotes) e Guilherme Hubner (15 pontos e 09 rebotes), em favor do Basquete Unifacisa; Luiz “Gemadinha” Sacco (15 pontos e 03 assistências) e Arthur Belchor (13 pontos e 08 rebotes), em favor do BRB/Brasília.

“Muito importante iniciar o campeonato com essas duas vitórias em casa e vamos seguir evoluindo, incrementando o nosso jogo, a gente sabe que é um campeonato longo e começar bem faz a diferença, principalmente porque no próximo fim de semana temos um compromisso importantíssimo que é a Sul-americana, então começar vencendo e com bons resultados nos dá mais confiança para os desafios que vêm pela frente”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.

O Oscar/São José Basketball-SP alcançou a recuperação ao derrotar o Pato Basquete-PB, por 71 a 61 (36 a 28 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR). O representante paulista começou melhor o jogo e passou a comandar o marcador, desgarrando um pouco. Nos dois períodos seguintes, a equipe paranaense ficou na frente, mas o Oscar/São José Basketball voltou ao seu melhor ritmo ficando na frente nos dez minutos finais – 21 a 12 (primeiro quarto), 15 a 16 (segundo quarto), 19 a 22 (terceiro quarto) e 16 a 11 (quarto final).

Foto: Júnior Agassi/Pato Basquete

Os maiores pontuadores foram o colombiano Romário Roque (17 pontos e 05 rebotes) e Guilherme Magna (11 pontos), pelo Pato Basquete; Renato Carbonari (15 pontos e 09 rebotes) e o argentino Diego Figueredo (13 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), em favor do Oscar/São José Basketball.

“Estamos muito contentes com essa vitória fora, é sempre difícil jogar como visitante e o time conseguiu se recuperar rápido da derrota diante do Corinthians Paulista. O jogo foi duro, estreia do Pato Basquete em sua casa e nós com a situação de aceitar o resultado negativo e pensar adiante. Os atletas reagiram, se prepararam bem para esse confronto e conseguimos uma vitória muito importante, a nossa primeira no NBB. Quero destacar o trabalho defensivo do time, que foi muito bom, pois o nosso adversário teve uma pontuação baixa jogando em seu ginásio. Acredito que essa foi a chave para a vitória”, analisou o técnico Sebastián Figueredo, do Oscar/São José Basketball.

O São Paulo FC-SP estreou positivamente na competição nacional ao suplantar o Rio Claro Basquete-SP, por 98 a 71 (59 a 38 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro (SP). O Tricolor comandou tranquilamente os três quartos iniciais, assumindo o comando do marcador e abrindo larga vantagem. Nos dez minutos finais, o São Paulo FC controlou bem a diferença para vencer fora de seus domínios – 33 a 17 (primeiro quarto), 26 a 21 (segundo quarto), 21 a 10 (terceiro quarto) e 18 a 23 (quarto final).

Foto: Felippo Ferrari/Rio Claro

Os principais anotadores foram Cassiano Bueno (16 pontos e 03 rebotes) e o norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (12 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pelo Rio Claro Basquete; os norte-americanos Tyrone Curnell (21 pontos e 03 rebotes) e Malcolm Miller (18 pontos e 06 rebotes), em favor do São Paulo FC.

Por fim, o Cerrado Basquete-DF se recuperou ao bater o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, por 86 a 80 (51 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE). O jogo começou equilibrado e o representante brasiliense viveu o seu melhor momento no segundo quarto e passou a comandar o placar, desgarrando. Mesmo comandando os dois períodos finais, o time cearense não conseguiu descontar a vantagem aberta pelo rival – 24 a 24 (primeiro quarto), 27 a 12 (segundo quarto), 14 a 22 (terceiro quarto) e 21 a 22 (quarto final).

Foto: Matheus Amorim/Fortaleza

Os destaques foram Ronald Hudson (22 pontos e 13 rebotes – double-double) e Davi Rossetto (16 pontos e 06 rebotes), pelo Fortaleza/Basquete Cearense; os norte-americanos Keyron Sheard (25 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Rashaun Mc Lemore (22 pontos), em favor do Cerrado Basquete.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 tem sequencia nesta terça-feira (18 de outubro), com dois jogos: EC Pinheiros x 123 Minas Tênis Clube, às 19h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), e Sesi Franca Basquete x CA Paulistano, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).