Os demais sete participantes já estão garantidos

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Copa Super 8 2023, torneio que marca o fim do primeiro turno da 15ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB), será realizada entre os dias 21 e 28 de janeiro. Os oito primeiros colocados se enfrentam em jogos únicos eliminatórios, formados através do cruzamento olímpico. As sete primeiras vagas para o Super 8 já estão carimbadas, restando apenas a oitava colocação em aberto, vaga que Basquete Unifacisa-PB e Bauru Basket-SP disputam na reta final do primeiro turno da competição nacional.

Sete equipes já estão classificadas: Sesi Franca Basquete (SP), CR Flamengo (RJ), São Paulo FC (SP), SC Corinthians Paulista (SP), 123 Minas Tênis Clube (MG), EC Pinheiros (SP) e CA Paulistano (SP).

Embora a oitava colocação ainda esteja em aberto, as coisas também podem mudar na zona dos classificados. Afinal, algumas equipes ainda têm compromissos pelo primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. O resultado destes últimos jogos pode influenciar diretamente nos confrontos da Copa Super 8.

Ambos com 14 jogos e uma campanha exatamente igual, quando olhamos para o número de vitórias e derrotas (07 resultados positivos e 07 negativos), o Basquete Unifacisa e o Bauru Basket se veem disputando a última vaga para a Copa Super 8. Cada equipe possui ainda dois compromissos válidos pelo primeiro turno, que acaba com os times realizando 16 jogos. Esses dois jogos que restam serão determinantes para que seja definido o último classificado.

A Unifacisa é a oitava colocada – que tem vantagem sobre o Bauru Basket no confronto direto – e vêm de vitória contra o EC União Corinthians-RS. A equipe de Campina Grande ainda tem dois jogos pela frente: o primeiro deles já será na quarta-feira (04 de janeiro), diante do Fortaleza/Basquete Cearense-CE, fora de casa. Depois disso, na sexta-feira (06 de janeiro), a equipe de César Guidetti viaja para Belo Horizonte (MG), onde fecha o turno enfrentando o 123 Minas Tênis Clube-MG.

O caminho do Bauru para o Super 8 precisa começar com uma vitória. O Dragão também joga na quarta-feira (04 de janeiro) contra o EC União Corinthians-RS, em Santa Cruz do Sul (RS). O time comandado pelo técnico Jorge Guerra (Guerrinha), que venceu o Pato Basquete-PR na última rodada, segue no sul do país, já que, na sexta-feira (06 de janeiro), enfrenta o Caxias do Sul Basquete-RS, fechando sua participação no turno.

Caso essas equipes vençam os dois jogos, se classifica a Unifacisa, que derrotou o Bauru no confronto direto do primeiro turno. Uma coisa é certa: o oitavo colocado na tabela de classificação do NBB – seja o Basquete Unifacisa ou o Bauru Basket – vai enfrentar o líder invicto Sesi Franca Basquete, no Pedrocão, no primeiro ‘mata-mata’ da Copa Super 8 2023. É bom lembrar que os duelos deste torneio são decididos em jogo único, com o time de melhor campanha atuando como mandante.