A experiente atleta já está integrada ao elenco comandado pela técnica Arilza Coraça

Foto 01: Gaspar da Nobrega/Inovafoto
Foto 01: Gaspar da Nobrega/Inovafoto

O Basketball Santo André/APABA acertou, nesta quarta-feira (21 de outubro), a contratação da pivô Soeli Garvão Zakrzeski, a Ega, de 1m90, visando à disputa do Campeonato Paulista Feminino – 2020. A experiente atleta já está integrada ao elenco comandado pela técnica Arilza Coraça.

A paranaense, que é natural de Missal, confessa estar muito feliz com esse retorno ao time andreense. “É um prazer absurdamente grande estar no Santo André, pois a minha ideia inicial era ter jogado a Liga de Basquete Feminino (LBF) e depois encerrar a carreira para pensar na gravidez e na família, mas com todos os acontecimentos por conta da pandemia, os meus planos acabaram frustrados e surgiu essa oportunidade de jogar o Campeonato Paulista. Acho que nem nos meus melhores sonhos eu poderia pedir algo para Deus maior do que isso, ou seja, encerrar a minha carreira num lugar que fui muito feliz e que tive momentos brilhantes como jogadora e também na área pessoal; as minhas melhores amigas no basquete estão aqui”, comentou Ega.

Foto: Divulgação/APABA
Foto: Divulgação/APABA

“A oportunidade de trabalhar com a técnica Lais Elena na minha primeira passagem foi um grande aprendizado para a vida; sempre digo que ela não formava times, formava uma verdadeira família, por isso, tenho um carinho gigante pelo time de Santo André e também pela Arilza Coraça, enfim, por toda história das duas que fizeram tanto pelo basquete e pela modalidade em Santo André. O respeito é muito grande, uma vez que foi a melhor época que vivenciei: local, as pessoas, as amigas, equipe muito unida e fechada. E Deus quis que estivéssemos juntas de novo, voltar a conviver de perto com a Ariadna Felipe, Simone Lima e com a Luciane, que são pessoas que amo”, relembrou a pivô.

“Estou realizada pela oportunidade de encerrar a minha carreira na equipe que tive muitas realizações e muito prazer de jogar. Nada como estar num lugar que me sinto em casa e realizada em todos os sentidos. Nada como celebrar o basquete neste fechamento da minha carreira, que é algo que sempre amei fazer. Prova disso é que tenho satisfação até hoje de ir aos treinos e fazer o algo mais; tudo isso, pelo amor que tenho pelo basquete”, complementou Ega.

E a experiente jogadora tem, realmente, uma história bonita vestindo à camisa da equipe andreense, uma vez que integrou o elenco que foi o grande campeão da primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). Além disso, defendeu o Ourinhos Basquete, ADCF Unimed/Americana, SERC Santa Maria, Catanduva, Maranhão Basquete, Sampaio Basquete e Vera Cruz/Campinas. O início na modalidade se deu na cidade de Pérola do Oeste, também no Paraná, local que foi morar quando tinha seis anos de idade.

Foto: Divulgação/APABA
Foto: Divulgação/APABA

No cenário internacional, a Ega jogou pelo Mann Filter Zaragoza e Celta de Vigo, ambos da Espanha, além do Valenciennes, da França. Pela Seleção Brasileira disputou competições importantes e tradicionais, ganhando seis Campeonatos Sul-americanos, conquistando duas medalhas no Pan-americano (bronze/2003 e prata/2007), além de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (2008).

O Basketball Santo André/APABA abre a sua participação no Campeonato Paulista Feminino – 2020, no sábado (24 de outubro), às 15h (de Brasília), enfrentando o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, no ginásio Municipal Anuar Pacha, em Catanduva (SP). O duelo terá transmissão ao vivo pela TV FPB através do Canal da GCS Sports no YouTube e também pela página oficial do time catanduvense no Facebook.

Santo André campeão da primeira edição da LBF / Foto 02: Gaspar da Nobrega/Inovafoto
Santo André campeão da primeira edição da LBF / Foto 02: Gaspar da Nobrega/Inovafoto